Terça, 04 de Agosto de 2020
83 98864-4541
Cidades Sonho Realizado

Prefeitura de Cabedelo, a pedido de Vereadora Graça Rezende, entrega aparelho auditivo à criança do bairro de Camalaú

A Prefeitura de Municipal de Cabedelo, atendeu um pedido da vereadora Graça Rezende

24/07/2020 18h39 Atualizada há 1 semana
Por: Nailson Júnior Fonte: Assessoria
Prefeitura de Cabedelo, a pedido de Vereadora Graça Rezende, entrega aparelho auditivo à criança do bairro de Camalaú

Por requerimento da presidente Câmara de Cabedelo, a vereadora Graça Rezende, com a preocupação em realizar o sonho de muitos anos e finalizar o sofrimento de um garoto de 14 anos de idade, trazendo de volta a vontade de viver, que, em todo esse tempo, sempre sentiu dificuldades no convívio familiar, na escola, e ao lado dos amigos. 

A Prefeitura de Municipal de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Saúde, e do prefeito Vitor Hugo, que atendeu à solicitação da vereadora Graça Rezende, entregou um aparelho auditivo para o jovem Breno de Lima Soares, residente no bairro de Camalaú.

O investimento foi de quase 40 mil reais para aquisição do aparelho coclear, sendo um dos mais modernos do mercado.

Conhecido popularmente como ouvido biônico, o implante coclear é um dispositivo eletrônico que tem o objetivo de substituir as funções das células do ouvido interno de pessoas com surdez profunda que não são beneficiadas pelo uso de aparelhos auditivos.

Quem é Breno de Lima Soares?

Breno nasceu prematuro, com um pouco mais de 6 meses de gestação (26 semanas). Os médicos tiveram que fazer uma cesariana de emergência, pois Breno teve uma parada cardíaca ainda no ventre da mãe.

Desde o começo da gestação, a mãe dele, Viviane de Lima Soares foi para o hospital várias vezes por causa de muitas hemorragias que vinham acontecendo. Diversas complicações surgiram durante esse tempo, mas Breno foi forte o tempo todo. Indo contra todas as previsões e diagnósticos médicos, a luta de Breno e da família sempre foi dura.

Até mesmo no dia do parto, quando descobriram que ele teve a parada cardíaca, ainda no ventre da mãe, os médicos precisaram fazer a cesariana de emergência, pois acreditavam que ele já estava morto. A tentativa era para salvar a vida de Viviane. Porém, para a surpresa dos médicos, no momento que fizeram a cirurgia, descobriram que Breno estava vivo. Um verdadeiro milagre.

Muito pequeno e debilitado, imediatamente ele foi levado para UTI para receber todos os cuidados. Breno precisou ser entubado. Com oito dias de nascido, o garoto sofreu uma nova parada cardíaca e foi diagnosticado com uma infecção no pulmão. Foi necessário fazer uso de antibióticos fortíssimos que tinham efeitos colaterais severos. Para alegria de todos, Breno foi muito forte e sobreviveu. Depois de vários meses de tratamento, Breno teve alta e foi para casa.

Começava mais uma batalha. Com um ano e seis meses, por desconfiança da família, Breno fez um exame e foi confirmado que ele era surdo. A criança também não andava e, consequentemente, não falava.  A fonoaudióloga não desistiu dele e indicou para a família um médico que atendia em Natal/RN, e era responsável por fazer cirurgias de implante coclear.

A família passou por muitas dificuldades, mas, Gilza Rodrigues, mulher trabalhadora, avó e senhora de muita fé, não abaixou a cabeça e foi em busca desta oportunidade de melhorar a vida do neto. Em 27 de janeiro 2010, com muita luta, Breno conseguiu fazer a cirurgia que o ajudaria a devolver sua audição.

Breno aprendeu a andar e, por muita dedicação, também começou a falar. Não eram muitas palavras, mas sim, era outro milagre. Como qualquer criança, o jovem guerreiro cresceu. O aparelho sempre passou por manutenções caríssimas. O equipamento chegou a ser trocado uma vez, por um usado, de forma paliativa, que se adequava à faixa etária da criança. Na época, foi uma doação vinda de São Paulo.

Ele já necessitava de um aparelho mais atual há tempos. A família não tem condições de pagar por tais procedimentos de manutenção ou fazer a compra de um aparelho compatível com a idade do menino. Muitas campanhas foram feitas para ajudar Breno, que já estudava e encantava todos os amigos e professores.

Hoje, Breno de Lima Soares tem 14 anos e é aluno da Escola Integral Marizelda Lira da Silva, no bairro Jardim Brasília, a primeira escola integral da rede municipal de Cabedelo que passou por essa atualização na gestão do Prefeito Vitor Hugo.

Foi justamente num dos jogos escolares do município e, através da presidente da Câmara Municipal de Cabedelo, a vereadora Graça Rezende, que o prefeito conheceu Breno e ficou sabendo de sua história.

“Breno é uma criança maravilhosa. Conheci esse menino encantador na abertura dos jogos escolares municipais de Cabedelo, quando ele acendeu a pira olímpica. Foi muito emocionante. Fiquei sabendo da sua história através da avó dele e da minha amiga, a vereadora Graça Rezende. Não poderia deixar de atender um pedido tão digno e respeitoso. A gente tinha que fazer alguma coisa e ajudar Breno. A inclusão é um dos pilares da nossa gestão”, enalteceu o prefeito Vitor Hugo.

Breno recebeu na última quinta-feira, 23, das mãos do prefeito Vitor Hugo e da vereadora Graça Rezende, o tão sonhado aparelho, que é fruto de um requerimento feito pela presidente da Câmara Municipal.

“Graças a Deus, eu agradeço muito à Graça Rezende e a Vitor Hugo. Foram dois anjos na minha vida e na vida de Breno. Não tenho palavras nem para agradecer a eles. O que eu já chorei durante esse tempo. Foram anos de choro, de luta, de muito não, de muita coisa. Mas Deus sempre tem o melhor para nós. Agradeço também a doutor Murilo por ter nos ajudado. É uma qualidade de vida bem melhor para Breno e a felicidade dele, no rosto dele, a alegria dele, não tem preço. Ele está muito feliz e nós também”, agradeceu dona Gilza Rodrigues.

 

 

 

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 17h11 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 20° Máx. 29°

25° Sensação
20 km/h Vento
74% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (05/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quinta (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva