Anúncio
Receita

Fruta Pão, um artigo de LUXO

Rica proteínas e carboidratos, possui vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e diversos fitoquímicos, agindo como um poderoso anti-inflamatório.

Ana Alice

Ana AliceNutrição, gastronomia e maternidade.

15/07/2020 09h00Atualizado há 3 meses
Por: Ana Alice
Fruta pão
Fruta pão

Dizem que a fruta pão é prima da jaca, se é verdade eu não sei; O que sei que além de uma delícia, faz um bem enorme pra saúde! É rica proteínas e carboidratos, possui vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e diversos fitoquímicos, agindo como um poderoso anti-inflamatório. Outro benefício é para o bolso, pois não possui custo elevado.

Conheci fruta pão quando era criança! Minha casa mais parecia um pequeno sítio com tantas árvores que tinha: 2 pés de manga, 2 tipos de jambo, pés de araçá, goiaba, coco, seriguela, sapota, mamão, abacate... e Pé de Fruta Pão! Lembro que o quintal virava uma melequeira na época que o pé estava carregado com frutos muito maduros, daí caíam, misturavam com as folhas e tava feita a pista de "patinação", e quem quisesse que se esforçasse para passar pelo local sem se melecar ou escorregar. Essa parte, confesso, não curtia muito; mas vamos para a parte boa que é a parte que fazia e faz meu paladar feliz!

Lembro que por várias vezes e por muitos anos a fruta pão fazia parte das nossas refeições, até que um dia nos mudamos do nosso pequeno "sítio" e fruta pão virou um artigo de luxo, pois dificilmente meus pais achavam, mas quando achava, era uma festa. Ainda hoje tenho a mesma sensação de alegria misturada com nostalgia quando a encontro, e é claro que não perco a oportunidade de trazer para casa. Pra mim, é melhor que macaxeira, inhame ou batata doce!

Nunca achei pra vender em supermercado, sempre em feira livre... Ah, como amo feira livre! Mas isso é outro capítulo.

Aprendi a consumir apenas cozinhando com um pouco de sal e servido com alguma proteína, que por sinal fica uma delícia, mas hoje quero trazer uma sobremesa feita com essa delícia. Vamos a receita?! E não esqueça de ligar o som e curtir esse momento!

Pudim de fruta pão

Ingredientes:

- 3 ovos
- 1 xícara de leite em pó
- 2 xícaras de leite desnatado
- 1 xícara de água filtrada
- 1/2 xícara de açúcar demerara
- 15 gotas de essência de baunilha
- 2 xícaras de chá de purê de fruta-pão
- Sal q.b.

Calda:

- Água
- 5 c. sopa de açúcar

Modo de preparo:

Cozinhe a fruta-pão em uma panela com água e uma pitada de sal, espete o garfo pra saber se cozinhou, retire a casca, amasse e reserve. Em um liquidificador,  coloque os ovos, o leite, a água, o açúcar, a essência de baunilha e o purê de fruta pão  e bata por aproximadamente 3 minutos. Enquanto bate, prepare a calda.

Em uma forma de pudim, coloque o açúcar e a água, e leve ao fogo para caramelizar. Espalhe toda a calda pela forma e em seguida despeje a massa batida no liquidificador e cubra com papel alumínio. Leve para assar em banho-maria no forno a 180°C, durante cerca de 45 minutos, retire o papel alumínio e deixe assar por aproximadamente 20 min. Você vai se surpreender com o resultado! Ficou uma delícia, e lembra  muito a textura de pudim de pão.

Então não esquece, na próxima vez que for a feira, procure pelo fruta pão, vale muito a pena.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários