Sexta, 14 de Agosto de 2020
83 98864-4541
Geral Unimed

Unimed João Pessoa realiza estudo com projeções para antecipar medidas de segurança e prevenir a Covid-19

Unimed João Pessoa realiza estudo com projeções para antecipar medidas de segurança e prevenir a Covid-19

21/05/2020 13h48 Atualizada há 3 meses
Por: Nailson Júnior


Profissionais utilizam dados coletados da rede de atendimento para criar gráficos de monitoramento com pacientes infectados

Para enfrentar uma pandemia como a de covid-19, é preciso montar uma estrutura adequada e, até onde for possível, se antecipar aos fatos. Quanto mais informações um gestor de saúde tiver sobre o comportamento da doença, mais eficazes serão as respostas que poderá dar. A Unimed João Pessoa tem uma equipe estruturada para fazer essas projeções.

O trabalho desses profissionais é utilizar os dados coletados junto à rede de atendimento para fazer projeções estatísticas que fornecem gráficos e curvas sobre a doença com a finalidade de antecipar, de forma técnica e segura, as medidas necessárias. De acordo com o gerente de Operações de Provimento da Saúde da Unimed JP, Leonardo Casali, diariamente são realizadas reuniões com análises contínuas dos indicadores do Núcleo Estratégico de Enfrentamento à covid-19. “O nosso trabalho é utilizar o que foi coletado junto à rede de atendimento e fazer projeções estatísticas que forneçam gráficos e curvas sobre a doença, com a finalidade de antecipar, de forma técnica e segura, as medidas necessárias”, explica. 
Segundo ele, para que todo o trabalho seja eficaz, é necessário utilizar uma ferramenta de tecnologia da informação. “Nesta ferramenta são colocados os dados de estudos epidemiológicos sobre o comportamento do novo coronavírus e como ele se dissemina, para estimar qual será a quantidade de pessoas infectadas daqui a sete, 15 e até 300 dias de pandemia. Isso tudo para poder preparar toda a logística de atendimento a esses pacientes que possivelmente devem procurar atendimento na rede da Unimed João Pessoa”, detalha o profissional. Os dados utilizados para compor a estatística são produzidos por estudos da equipe de Epidemiologia da Unimed João Pessoa e do Núcleo Estratégico de Combate à Covid-19.  Além disso, estudos na área médica e o comportamento do vírus em outros países também são referência. 
Metodologia – Inicialmente, é calculada a estimativa de casos no momento ou nos próximos dias, mesmo que o paciente não procure atendimento, quantos vão precisar de internação na rede, segmentando por faixa etária, sexo, fatores de risco, e quais podem evoluir para UTI, por exemplo. Com essas projeções, é possível ter uma estimativa da quantidade de leitos necessários, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da saúde, respiradores e medicações.
A partir daí, toda a logística necessária para um atendimento eficaz e de qualidade é planejada. “Por meio do cruzamento desses dados, é possível ter maior clareza na análise das informações, passando para outro grau de velocidade e precisão nas soluções”, comentou Casali. "A análise desses dados está sendo extremamente importante para que a Unimed JP esteja sempre preparada e oferecendo todo suporte necessário para enfrentar a pandemia”, afirmou.
Outras informações:
Telefones: (83) 2106-0474 e 2106-0416
Instagram: @unimedjoaopessoa
LinkedIn: /company/unimed-jo-o-pessoa
Facebook: /unimedjoaopessoa
Twitter: @unimed_jp
Site: www.unimedjp.com.br

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
João Pessoa - PB
Atualizado às 16h57 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 28°

29° Sensação
22 km/h Vento
70% Umidade do ar
90% (4mm) Chance de chuva
Amanhã (15/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 29°

Sol e Chuva
Domingo (16/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva