Unimed
Vamos Juntas

Pré-candidata a prefeitura de Matinhas é finalista do Projeto Vamos Juntas na Política

Pré-candidata a prefeitura de Matinhas é uma das 54 finalistas do Projeto Vamos Juntas na Política

25/03/2020 11h19Atualizado há 5 meses
Por: Nailson Júnior

 

A sindicalista, agricultora e pré-candidata a prefeita da cidade de Matinhas-PB, Wilma Alves, foi uma das 54 mulheres selecionadas no projeto Vamos Juntas na Política, idealizado pela Deputada Federal pelo estado de São Paulo, Tabata Amaral, que conta também com uma rede de apoio de parlamentares, artistas, voluntárias e voluntários de todo o Brasil. Juntamente com Wilma, participaram da seleção quase duas mil mulheres de todas as cinco regiões do país.

 

“Ser uma das finalistas do Vamos Juntas na Política, nos deixa ainda mais animadas e nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo em propor o nosso nome para a disputa do executivo de nosso município. Precisamos de mais representatividade das mulheres na política, mas com qualificação, com mais protagonismo, com propriedade para falar do lugar onde pertencem e com mais abertura a participação popular”, destaca Wilma Alves.

 

As mulheres selecionadas pelo projeto Vamos Juntas na Política, irão receber mentoria em diversas áreas, formação política com profissionais de renome internacional, além de participarem de uma rede nacional de fortalecimento da representatividade feminina na política.

 

Segundo o Mapa Mulheres na Política 2019, um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Interparlamentar, divulgado neste mês, no ranking de representatividade feminina no parlamento, o Brasil ocupa a posição 134 de 193 países pesquisados, com 15% de participação de mulheres. São 77 deputadas em um total de 513 cadeiras disponíveis na câmara federal, e somente 12 senadoras entre os 81 eleitos.

 

Já no ranking de representatividade feminina no governo, o Brasil ocupa apenas a posição 149 em um total de 188 países. O governo Jair Bolsonaro tem somente 9% de representatividade feminina em sua equipe, com apenas duas mulheres entre os 22 ministros. A média mundial é de 20,7%.

 

O Vamos Juntas na Política tem como objetivo modificar essa realidade começando pelo pleito municipal de 2020, como destaca o manifesto no site do projeto.

 

“A política hoje, de fato, não é representativa. As mulheres são mais da metade da população, mas representam apenas 15% do Congresso Nacional. Ao nos darmos conta dessa realidade, não podemos cruzar os braços para isso. 2020 chega com o sonho de mudarmos esse cenário e é preciso coragem para fazer diferente - assim surge o movimento Vamos Juntas.Vamos juntas eleger mais mulheres na política para uma democracia mais inclusiva.Vamos nos unir por mais representatividade, ampliar vozes e diversificar perspectivas”.

 

A participação de Wilma Alves nesse projeto tem um duplo significado, uma vez que, além de ampliar a participação das mulheres na política, ela também representa a participação das mulheres do campo nesses espaços.  
--
Marcos Moraes - Mestre em Literatura e Interculturalidade - UEPBJornalista formado pela UEPB
 Skype - marcosjornalista1wathsapp - (83) 996086478

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB
Atualizado às 10h03
30°
Muitas nuvens Máxima: 31° - Mínima: 23°
33°

Sensação

26 km/h

Vento

62%

Umidade

Fonte: Climatempo
Unimed
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio