PBNEWS


Turismo

Turismo Pedagógico leva alunos do Complexo Educacional Sesc / Senac Dom Ulrico ao Pantanal

No Sesc Pantanal, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar os costumes e as tradições pantaneiras; de conhecer as paisagens do Pantanal, a sua história, sua cultura e seus meios produtivos. Serve ainda aos passeios ecoturísticos,

22/08/2018 15:34

Com o objetivo de integrar métodos pedagógicos da grade curricular ao turismo, através de aulas de campo, o Sesc leva os alunos do Complexo Educacional Sesc / Senac Dom Ulrico ao pantanal mato-grossense. A ideia do Turismo Pedagógico é uma iniciativa do Departamento Nacional da instituição, que em parceria com o Sesc Paraíba, vai aprofundar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, valorizar o ensino das ciências naturais, conscientizar os alunos sobre a preservação ambiental e diversidade cultural e valorizar a história, cultura e recursos naturais do Brasil.

A excursão é voltada para os alunos do 2º ano do Ensino Médio, e acontece de 20 a 24 de agosto. No total, 120 estudantes participam da atividade, acompanhados de 10 funcionários do Sesc Paraíba, entre equipe pedagógica, de turismo e apoio. O destino da excursão é o Sesc Pantanal, localizado no Mato Grosso, e a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com 108.000 hectares, é a sua principal unidade de atuação. A maior reserva ambiental particular do Brasil. É uma importante iniciativa do Sesc, participando da política nacional de conservação da biodiversidade, ao proteger significativa parcela do Pantanal, área com características e belezas extraordinárias. Singular em sua organização, atua com nativos, com a comunidade indígena, com pesquisadores, universidades, institutos de pesquisas e organizações não governamentais.

No Sesc Pantanal, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar os costumes e as tradições pantaneiras; de conhecer as paisagens do Pantanal, a sua história, sua cultura e seus meios produtivos. Serve ainda aos passeios ecoturísticos, constituindo-se também como base física para os experimentos, estudos e pesquisas em parceria com escolas agrícolas e universidades. O turismo pedagógico é uma fonte de enriquecimento cultural e educacional, por permitir aos participantes estarem em contato direto com o objeto de estudo, desenvolvendo, assim, uma visão crítica sobre o mundo que os cerca.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS