PBNEWS


Turismo

Secretário de Turismo recebe presidente da PBTur e debate estrutura turística de Cabedelo

Para o secretário André Felisberto, o encontro, que teve um caráter técnico, representou o diálogo e a aproximação entre órgãos gestores do turismo paraibano.

05/03/2016 21:48

O secretário do Turismo de Cabedelo, André Luiz Felisberto, reuniu-se nesta sexta- feira (4) com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), Ruth Avelino Cavalcanti. Durante o encontro, os gestores discutiram questões relativas à estrutura e aos projetos para os equipamentos turísticos da cidade. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Turismo (Setur) e contou também com a presença dos diretores de Marketing, Luciano Lapa, e de Economia e Fomento da PbTur, Toni Péricles. hut cab

A pauta da reunião teve como destaque as condições atuais do Parque Turístico do Jacaré, bem como as demandas e intervenções que a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) tem feito no local. Também foram discutidos temas relativos ao Parque de Areia Vermelha, às ruínas do Almagres, à Fortaleza de Santa Catarina, ao Porto de Cabedelo e à situação das praias locais, além da riqueza cultural e da divulgação do potencial turístico da cidade portuária.

Para o secretário André Felisberto, o encontro, que teve um caráter técnico, representou o diálogo e a aproximação entre órgãos gestores do turismo paraibano.

“O grande objetivo da reunião foi estreitarmos a relação institucional entre o Governo do Estado, por meio da PBTur, e o Governo Municipal, e entender como os entes envolvidos podem dinamizar mais ainda o turismo local. Foi muito importante essa visita da presidente da PBTur, pois tivemos a oportunidade de tratar de vários assuntos pertinentes ao turismo, detectar problemas e encaminhar soluções possíveis para alguns deles”.

Ruth Avelino, por sua vez, destacou o protagonismo que Cabedelo ocupa no cenário turístico paraibano, e salientou a importância da sintonia entre os governos para o desenvolvimento do setor.

“Cabedelo é um dos motes principais que a gente trabalha. Ao lado de João Pessoa e da Costa do Conde, a cidade faz esse elo que compõe a porta de entrada do Destino Paraíba. Nada é divulgado que não inclua Cabedelo, quer sejam suas praias e os parques de Jacaré e Areia Vermelha, quer seja a Fortaleza. É um destino muito importante, por isso nos preocupamos tanto na organização desses espaços. Estamos sempre em contato com a Prefeitura, e sempre somos bem recebidos. Estamos em sintonia para que as coisas funcionem bem, para que os problemas sejam resolvidos”.

Parque do Jacaré, Almagre e Fortaleza – Durante o encontro com a presidente da PBtur, o secretário André Felisberto falou sobre o andamento das intervenções que a PMC vem executando no Parque Turístico do Jacaré, bem como de outras demandas que vão sendo apontadas por comerciantes e pessoas que visitam o local.

“A previsão é de que nos próximos 50 dias sejam entregues as obras de construção do gabião tipo caixa; a recuperação de todo o piso do passeio em blocos intertravados e o guarda corpo em madeira, além do centro de comercialização de produtos artesanais, obras que somam um investimento de mais de um milhão de reais”, disse.

Além das intervenções no Parque do Jacaré, o secretário ainda destacou o empenho da Setur na busca por projetos e parcerias que sirvam para dinamizar o turismo na cidade. Segundo ele, a Setur está investindo e avançando no relacionamento com órgãos, como o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), para a recuperação e revitalização das Ruínas do Almagre e da Fortaleza de Santa Catarina. Além disso, a secretaria também vem buscando parcerias com o trade turístico e com órgãos estaduais responsáveis pela infraestrutura dos locais turísticos, como os acessos e o saneamento.

“Temos procurado esses setores para um diálogo, uma conversa, e temos tido uma boa receptividade nesse intento. Nos próximos dias estaremos disponibilizando para a comunidade todo o projeto desenhado com essas entidades para o turismo de Cabedelo”, finalizou.

Nova reunião – As discussões sobre as demandas do Jacaré continuarão a ser debatidas em reunião marcada para a próxima quinta-feira (10), às 10h, desta vez na sede da PBTur, com a presença de representantes da Setur, da Secretaria de Meio Ambiente (Semapa), da Capitania dos Portos, da Policia Militar e da iniciativa privada. Na pauta, ainda previstos temas como a infraestrutura, o zoneamento dos catamarãs e a segurança de turistas e comerciantes do Parque.

Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Cabedelo

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS