PBNEWS


Turismo

Mais de 94% dos turistas pretendem retornar a JP

As praias e a receptividade dos paraibanos encantaram os turistas que passaram por João Pessoa neste verão e 94,93% deles pretendem retornar ao Estado, e 98,92% dos visitantes afirmam que indicariam a Capital como roteiro turístico. Os dados são do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP-PB), divulgados na Pesquisa Anual do […]

01/02/2016 14:49

As praias e a receptividade dos paraibanos encantaram os turistas que passaram por João Pessoa neste verão e 94,93% deles pretendem retornar ao Estado, e 98,92% dos visitantes afirmam que indicariam a Capital como roteiro turístico. Os dados são do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP-PB), divulgados na Pesquisa Anual do Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa.

A infraestrutura da cidade também foi muito elogiada pelos visitantes, que consideram os itens como a sinalização urbana, segurança, serviços de telecomunicação, transporte, saúde pública e limpeza da cidade como “ótimo ou bom”.

De acordo com a secretária de Turismo, Grace Ferreira, essa pesquisa confirma o levantamento que a secretaria vem realizando no Ponto de Informações Turísticas, em Tambaú. “A beleza natural da cidade e a receptividade dos paraibanos sempre é destacada pelos visitantes. Ficamos felizes pelos elogios quanto aos investimentos em infraestrutura, já que a gestão realiza melhorias para a população, o que reflete em um turismo de qualidade. Esse “feedback” é importante para o poder público”, avalia.

Do total de turistas, 61,60% tiveram suas expectativas correspondidas após conhecer a Paraíba, e 36,10% afirmaram ter suas expectativas superadas. As expectativas ficaram abaixo do esperado apenas para 1,84%. Do total de entrevistados, 71,43% já vieram pelo menos uma vez à Paraíba, enquanto 28,57% estiveram no Estado pela primeira vez.

As praias da região metropolitana foram o principal motivo da escolha de João Pessoa para aproveitar o verão, apontado por 53% dos entrevistados. Dentre as praias mais visitadas estão Tambaú (78,17%), Cabo Branco (74,16%), Bessa (44,94%), Coqueirinho (43,98%), Manaíra (40,45%) e Tambaba (32,10%).

A maioria dos turistas, totalizando 58,99%, veio a lazer, seguidos pelos que vieram motivados pelo turismo familiar (24,88%), negócios ou trabalho (7,37%) e o turismo de eventos (6,61%). A receptividade dos paraibanos também foi o destaque, considerada ótima ou boa por 97,38% dos entrevistados. A gastronomia teve a mesma classificação por 95,81%, seguido pela qualidade das instalações de hospedagem (92,77%) e pelo serviço dos guias de turismo (91,36%).

Pesquisa – O levantamento foi realizado no período de 26 de dezembro a 15 de janeiro com 651 turistas, consultados de forma aleatória, em diversos pontos da cidade, a exemplo do aeroporto, terminal rodoviário e nos diversos pontos turísticos.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS