PBNEWS


Tecnologia

Avanço: Secitec forma 400 alunos em seis meses e firma convênio com Ministério para ampliar projeto de recondicionamento de computadores

A Secitec também anuncia que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento anual realizado pela secretaria, acontecerá em outubro

04/07/2017 17:45

O primeiro semestre de 2017, para a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), foi de avanço na área de capacitação e de aprovação de convênios para projetos com foco em tecnologia. O gestor da Secitec, Durval Ferreira, também participou das discussões sobre a instalação do Polo Tecnológico em João Pessoa e espera recursos para dar início ao grande projeto de instalação de fibra óptica na cidade. O secretário também anunciou a mudança da secretaria para uma nova sede que comporte todos os projetos em andamento.

Nos últimos seis meses, através de cursos presenciais e em plataformas on-line conveniadas, a Secitec capacitou mais de 400 pessoas que foram absorvidas por programas, com destaque aos voltados para a política de geração de emprego e renda. Destes alunos formados, cerca de 50% receberão certificados internacionais já que terminaram cursos ofertados através da plataforma de educação americana, Cisco Networking Academy. A Secitec é a única instituição pública credenciada pela Cisco para oferecer estes cursos na Paraíba .

A expectativa pela liberação de recursos para implantação de fibra óptica em João Pessoa é um dos pontos importantes deste primeiro ano da gestão. “Através deste projeto, a população terá, a seu dispor, internet gratuita em vários pontos da cidade. Uma semente sendo plantada para que a nossa capital se torne uma cidade digital e inteligente”, afirma o secretário.

Através da pasta, o município manteve parcerias, junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com destaque ao projeto de manutenção e ampliação do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). Este projeto proporciona o recebimento de equipamentos tecnológicos para que, a partir do processo de recondicionamento, já se capacite pessoal com a implantação de telecentros que fomentem a inclusão digital.

Com os projetos em andamento e outros que estão sendo reformulados para melhor atender a população, como a Estação da Moda, com cursos de corte e costura gratuitos para a população, a necessidade de ter uma sede que comporte todos essas atividades se tornou necessária. “Estamos mudando para uma sede completa e planejada para receber a população e ampliar todos os nossos projetos. Cursos presenciais, CRC, Estação da Moda e toda nossa equipe administrativa estará reunida, agora também no mesmo espaço físico”, anunciou o secretário.

Neste período também foi aberta a discussão para a instalação do Parque Tecnológico e da Cultura em João Pessoa e a Secitec esteve presente nas discussões para a implantação deste equipamento, que está sendo discutido de forma democrática e com participação de vários parceiros. “Entendermos que João Pessoa é uma cidade estratégica, levando em consideração o capital intelectual, advindo das nossas universidades. Ter um parque tecnológico em nossa cidade é inadiável e estarei à frente, junto so prefeito Luciano Cartaxo para endossar essas discussões”, disse Durval Ferreira.

A Secitec também anuncia que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento anual realizado pela secretaria, acontecerá em outubro. “Estamos planejando o evento que consideramos de suma importância pois reúne estudantes, professores, universidades e o poder público em prol da educação, da ciência e da tecnologia”, termina o secretário.

Fonte : Ascom Secitec

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS