PBNEWS


Tecnologia

João Pessoa será a capital mundial da internet em novembro

O Sebrae Paraíba será uma das instituições parceiras para a realização do 10o Fórum Mundial de Internet (Internet Governance Forum – IGF) da Organização das Nações Unidas (ONU), em João Pessoa. O evento irá acontecer entre os dias 9 e 13 de novembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e irá transformar João […]

12/08/2015 22:14

O Sebrae Paraíba será uma das instituições parceiras para a realização do 10o Fórum Mundial de Internet (Internet Governance Forum – IGF) da Organização das Nações Unidas (ONU), em João Pessoa. O evento irá acontecer entre os dias 9 e 13 de novembro, no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima e irá transformar João Pessoa na “capital mundial da internet”. São esperadas cerca de duas mil pessoas de 130 países em mais de 100 workshops, no evento que terá como tema “Evolução da Internet – Enriquecendo um desenvolvimento sustentável”.

Na última terça-feira (11), o secretário executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), Hartmut Richard Glaser, o presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid) e conselheiro do CGI, Percival Henriques, e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Cláudio Furtado, estiveram no Sebrae, em João Pessoa, para apresentar o projeto do evento e foram recebidos pelo superintendente Walter Aguiar, o diretor administrativo e financeiro Neto Franca e o diretor técnico Luiz Alberto Amorim.

“O Sebrae tem interesse em ser parceiro desse grande evento. Este é um setor que investimos muito e acreditamos que é preciso discutir a governança na internet. Além disso, o evento dará uma grande visibilidade a João Pessoa e à Paraíba”, ressaltou o superintendente do Sebrae, Walter Aguiar. Este é o décimo ano do Fórum e é a segunda vez que será realizado no Brasil. Em 2007, o Rio de Janeiro foi a cidade sede e, no ano passado, aconteceu em Istambul, na Turquia.

“O Centro de Convenções de João Pessoa é sensacional e o Brasil tem grandes lideranças neste tema. A capital paraibana será sede de decisões mundiais e que determinarão os próximos passos da internet. O conhecimento e novas políticas tiradas a partir das discussões feitas aqui em João Pessoa serão disseminadas em todo o mundo”, afirmou Hartmut Richard Glaser.

Para o presidente da Anid, Percival Henriques, o Fórum será de extrema importância para o futuro da internet em todo o mundo. “Discutir pontos como a governança da internet global aqui em João Pessoa será uma grande honra. Receberemos grandes autoridades no assunto e daqui sairão importantes decisões”, disse Percival.

Cláudio Furtado, da Fapesq, destacou que o evento será importante também para as micro e pequenas empresas do trade turístico de João Pessoa, além das empresas de Tecnologia da Informação (TI). O diretor técnico do Sebrae Paraíba ainda destacou que o Fórum deixará um grande legado para a cidade.

Fórum Mundial de Internet – espaço democrático e transparente

O Fórum foi criado pela Organização das Nações Unidas no ano de 2006, pelo então secretário-geral, Kofi Annan, e é realizado anualmente em vários países. O objetivo é criar um espaço de debate democrático e transparente sobre governança da internet, do qual fazem parte governos, sociedade civil organizada, comunidade técnica, setor privado e academia. O Fórum se reúne anualmente para discutir e aprofundar alguns temas de interesse.

O tema que norteará o fórum deste ano de 2015 será “Evolução da Internet – Enriquecendo um desenvolvimento sustentável”. Serão mais de 100 workshops com temas como: Inclusão e Diversidade; Economia na Internet; cybersegurança; Neutralidade; desenvolvimento da cooperação multisetorial; a Internet e os direitos humanos, entre outros.

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
SEBRAE PARAÍBA

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS