PBNEWS


Tecnologia

PMJP tem o maior projeto de inclusão digital no Nordeste

Em um mundo cada vez mais informatizado é importante reduzir o analfabetismo digital. De acordo com recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, a inclusão digital atingiu 49,4% da população brasileira acima dos 10 anos e é nessa perspectiva de democratizar o acesso tecnológico que a prefeitura Municipal de João Pessoa – PMJP […]

05/05/2015 22:55

Em um mundo cada vez mais informatizado é importante reduzir o analfabetismo digital. De acordo com recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, a inclusão digital atingiu 49,4% da população brasileira acima dos 10 anos e é nessa perspectiva de democratizar o acesso tecnológico que a prefeitura Municipal de João Pessoa – PMJP elaborou projetos para garantir a inclusão digital de forma gratuita através da Secretaria de  e Tecnologia (Secitec).

Segundo Pierre Dornelas, coordenador das Estaçõs Digitais, a prefeitura dispõe do maior projeto de inclusão tecnológica do nordeste. “Estamos ofertando anualmente cerca de cinco mil vagas nos cursos de informática fundamental, internet e multimídia nas Estações Digitais e também com o novo projeto Rota de Inclusão Digital. Isso significa que João Pessoa hoje está um passo à frente no quesito  inclusão digital, no Nordeste”, ressaltou.

José Cláudio Correia tem 52 anos, é profissional autônomo e está experimentando pela primeira vez o ingresso no mundo digital. “Eu não tinha conhecimento algum de informática, comecei a praticar agora através dessa oportunidade oferecida pela prefeitura e poder participar desse curso que é totalmente gratuito, com ótimos instrutores é muito importante para mim porque hoje em dia tudo é informatizado”, declarou o aluno do curso de informática fundamental da Estação Digital localizada no bairro do Varadouro.

A estudante Dayane Andrade, de 17 anos, tem consciência de que a tecnologia está cada vez mais presente no mundo e que a informática é também um importante instrumento para o mercado de trabalho “Eu precisava do acesso à internet para fazer um cadastro de emprego, soube que havia a Estação Móvel aqui no Ponto de Cém Réis e aproveitei, fiz meu currículo e o cadastro. Achei ótimo encontrar essa facilidade. Aqui também tive a oportunidade de saber dos cursos oferecidos”, disse.

O projeto Rota de Inclusão Digital foi iniciado no mês de abril no Ponto de Cém Réis. O projeto conta com um ônibus de serviço da Estação Digital Móvel, que circula pelos bairros de João Pessoa oferecendo cursos gratuitos de informática equipado com notebooks e ponto de internet.

A próxima localidade beneficiada será a comunidade Cordão Encarnado, de 11 à 22 de maio, das 09h às 17h.

Estações Digitais – O Projeto das Estações Digitais são Telecentros de Informação e Educação, cujo objetivo central é o combate à exclusão digital. São 30 Estações Digitais com cursos de informática e oficinas especiais, com conteúdo pensado para investir na capacitação e qualificação profissional, além de facilitar o exercício da cidadania.

Informações – As inscrições para os cursos que iniciam em junho já podem ser realizadas. Quem estiver interessado nos cursos pode entrar em contato com a Coordenadoria Pedagógica das Estações Digitais da Secitec (3214 2884), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS