PBNEWS


Saúde

Lifting orofacial: Especialista explica técnica de sustentação da face com fios absorvíveis

Taís Cristina da Rosa, da Odontogalerie, conta as vantagens do procedimento para o rejuvenescimento da face por meio de fios de sustentação que estimulam a produção de colágeno e elastina Considerada uma das técnicas mais inovadoras no mundo, o lifting orofacial tem o propósito de harmonizar a face por meio de fios de sustentação. O […]

28/01/2019 14:02

Taís Cristina da Rosa, da Odontogalerie, conta as vantagens do procedimento para o rejuvenescimento da face por meio de fios de sustentação que estimulam a produção de colágeno e elastina

Considerada uma das técnicas mais inovadoras no mundo, o lifting orofacial tem o propósito de harmonizar a face por meio de fios de sustentação. O procedimento já é conhecido em países da Europa, Ásia e Estados Unidos e atualmente está ganhando espaço no Brasil. De acordo com Taís Cristina da Rosa, cirurgiã-dentista (CRO-PB 4533) e proprietária da Odontogalerie, em João Pessoa, a tecnologia de fabricação e design dos fios garante um procedimento minimamente invasivo. “Os fios de Polidioxanona ou PDO, como são conhecidos, são filamentos sintéticos 100% biodegradáveis pelo organismo. O material estimula a produção de colágeno e elastina e define o contorno facial, por meio de um lifting não cirúrgico”, explica Taís.

A técnica é realizada no consultório com anestesia local e é feita na Odontogalerie, localizada na  Avenida Monteiro da Franca, 424 – Manaíra. O telefone é (83) 3031-0055. Para saber mais sobre a nova marca da clínica, o público pode acessar o site: www.odontogalerie.com.br ou as redes sociais: facebook.com/odontogalerie (Facebook) e @odontogalerie (Instagram). 

Conheça mais detalhes sobre a técnica e aplicação.

O que são fios de sustentação absorvíveis?

São estruturas de material absorvível que contribuem para o rejuvenescimento facial. Os fios são colocados na derme da face elevando partes com excesso de flacidez e dando sustentação prolongada ao rosto. Para ter uma ideia de como funciona, podemos imaginar um fio com espinhos que se travam na derme, por isso, conseguimos tracionar os tecidos e, além deste efeito, os fios estimulam a produção de colágeno e elastina. 

Quais as indicações para o paciente realizar a técnica?

Reposicionamento dos tecidos, melhorando a tonicidade da pele, suavizando as marcas de expressão, como por exemplo, o sulco nasogeniano, mais conhecido como bigode chinês, correção de flacidez (papadas), o famoso efeito buldog, otimização no contorno do lábio leporino; complementação das terapias com Toxina Botulinica e preenchedores periorais e labiais; sorriso assimétrico; correção de sulcos nasolabiais e rugas de marionete persistentes após recuperação de Dimensão Vertical; casos de bruxismo intenso ou perda de suporte dentário posterior; rítides labiais de fumantes; e otimização da estética orofacial, após reabilitações dentárias extensas.

Quais as vantagens de realizar o procedimento?

Além do resultado imediato, os fios contribuem para a formação de colágeno e elastina pelo organismo, constituindo então uma forma de tratamento também em longo prazo, possibilitando não somente o lifting facial, mas tratando também a flacidez, os sulcos e rugas.

O que garante o efeito de lifting é o desenvolvimento de uma rede de colágeno, que é formada sobre o músculo e abaixo da pele tratada, sendo a principal responsável pela sustentação da pele. Assim, com o passar do tempo, pode-se optar por colocar outros fios, em localizações diferentes na face, conforme a necessidade.

Outra vantagem é que o paciente não precisa fazer anestesias complexas, somente a anestesia local, como é feito no dentista. O procedimento dura cerca de 40 min. Não há dor, o pós-operatório é mínimo, sem grandes restrições de atividades.

Como a utilização dos fios de sustentação absorvíveis tem influenciado na odontologia nos dias de hoje?

A harmonização orofacial com fios de sustentação está delineando um novo enfoque para a odontologia moderna. Por meio desta abordagem inovadora, conseguimos corrigir sorriso assimétrico, rítides labiais, sulcos nasolabiais e rugas de marionete persistentes decorrentes do processo de envelhecimento natural, consequências do bruxismo intenso ou perda de suporte dentário posterior, os quais levam normalmente a uma diminuição da dimensão vertical.

Em relação a outros procedimentos de estética orofacial, qual seria um dos principais motivos do aumento da procura pela implantação de fios de sustentação?

Os efeitos do lifting com fios de sustentação podem durar até dois anos após a implantação com resultados satisfatórios e sem a necessidade de internação hospitalar e afastamento do paciente da sua vida normal, como ocorre normalmente em cirurgias eletivas. Sendo este um dos grandes motivos de interesse pela procura deste procedimento, mas salientamos que não são todos os pacientes que tem indicação, tem casos que só a cirurgia resolve. 


Qual a importância de escolher um profissional de referência na área odontológica?

Como todo e qualquer procedimento, a colocação dos fios de sustentação na face, apesar de simples, requer cuidado e profissionalismo do dentista. Por isso, é de extrema importância buscar um profissional de confiança e que seja capacitado para realizar o procedimento. 

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS