PBNEWS


Saúde

Luciano Cartaxo anuncia pacote de investimentos e novo modelo de gestão para a saúde básica em João Pessoa

Novo modelo de gestão por resultado nas Unidades de Saúde da Família (USF), que traz mais eficiência, infraestrutura e melhora o atendimento prestado à população.

31/05/2017 16:14

Determinado a avançar ainda mais no atendimento à saúde da população de João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo lançou nesta quarta-feira (31), no auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), um pacote de R$ 12 milhões em investimentos em obras físicas e os detalhes de um novo modelo de gestão para aprimorar os serviços prestados nas cerca de 100 Unidades de Saúde da Família (USFs) da Capital. Os recursos serão aplicados na construção de 16 novas USFs, cujas obras físicas já foram licitadas, contratadas e estão com orçamento assegurado. Essas unidades substituirão as instaladas em prédios alugados e se somarão às outras 25 já construídas ou reformadas pela Prefeitura.

O novo modelo de gestão, programa denominado de Gerente Saúde, que já vem sendo testado na rede, estabelece um conjunto de medidas para aumentar a eficiência da atenção básica. A partir deste mês de junho, 100% das USFs serão atendidas por profissionais capacitados para o gerenciamento das unidades. Toda a rede básica será monitorada mensalmente em reuniões com a presença do prefeito, e uma premiação será oferecida para as equipes das USFs que obtiverem os melhores resultados no final do ano.

O funcionamento das unidades passará por um processo de monitoramento social permanente, que servirá de base para o Índice de Satisfação do Usuário (ISU), indicador criado a partir da realização sistemática de pesquisas de opinião com os usuários da atenção básica. Para estimular o engajamento dos profissionais no novo modelo de gestão e garantir o sucesso do programa, haverá o pagamento de bônus para as equipes que atingirem e superarem suas metas de atendimento à população, totalizando um investimento de R$ 700 mil.

De acordo com o secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, o programa, que já vem dando resultado na fase piloto, chega para aprimorar o serviço prestado à população. “O Gerente Saúde prevê o contato direto com o usuário, a chegada de novos profissionais capacitados para o gerenciamento das unidades, além de uma etapa de acompanhamento em reuniões comandadas pela Secretaria de Saúde com a participação pessoal do prefeito. A premiação chega como mais um incentivo, a exemplo do que já ocorre na área de educação”, aponta.

Segundo Luciano Cartaxo, o Gerente Saúde significa mais um passo na reestruturação que a Prefeitura vem fazendo de todo o setor em João Pessoa, desde o início de 2013, quando assumiu seu primeiro mandato de prefeito. Naquele momento, foi preciso realizar investimentos de grande porte, de um lado, na contratação de 1,7 mil profissionais de saúde, dos quais, 400 são médicos; na construção de novas unidades e reconstrução de um terço dos prédios do Saúde da Família, que estavam em situação precária; na implantação imediata de uma rede de UPAs, construindo as do Valentina e de Cruz das Armas, que se somaram à única que existia, a UPA Oceania, em Manaíra, além de estar tocando as obras da UPA-Especialidade dos Bancários; e na modernização e ampliação dos serviços da rede hospitalar municipal, principalmente no Ortotrauma, no Santa Isabel, Valentina Figueiredo e na Instituto Cândida Vargas.

“Estamos implantando um novo modelo de gestão da saúde, focado nos resultados e no cuidado efetivo às pessoas. Começamos com a atenção básica porque é a porta de entrada da Saúde. Mas vamos levar esse modelo para as demais unidades da rede”, ressalta Luciano. “Já demos um grande salto no atendimento, na primeira gestão, montando a maior rede de UPAs da Paraíba. Agora, vamos avançar ainda mais, qualificando o serviço prestado na atenção básica. Essa é uma decisão de governo. Investimos hoje mais de 22% das nossas receitas em Saúde, quando nossa obrigação legal era aplicar 15%. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas estamos mostrando que é possível encontrar caminhos, mesmo diante da crise, para melhorar o atendimento à população”, acrescenta.

SAIBA MAIS SOBRE O GERENTE SAÚDE

Programa

Novo modelo de gestão por resultado nas Unidades de Saúde da Família (USF), que traz mais eficiência, infraestrutura e melhora o atendimento prestado à população.

Nova infraestrutura

Construção de 16 novas Unidades de Saúde da Família, que irão se somar às 25 outras USFs construídas e ampliadas.

Gerente Saúde

O programa prevê a presença de um “Gerente Saúde” em 100% das unidades, que são profissionais da própria rede, qualificados e devidamente identificados para acompanhar e fiscalizar o atendimento prestado à população.

Modelo de gestão

As pessoas que utilizam as USFs serão entrevistadas todos os meses por profissionais qualificados.

O resultado do monitoramento social servirá como base para o Índice de Satisfação do Usuário (ISU), estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde.

O acompanhamento dos resultados será feito, a cada mês, pelas equipes dos Distritos de Saúde, junto com os gerentes. O prefeito de João Pessoa comandará a reunião pessoalmente, acompanhando os resultados obtidos por cada unidade.

A premiação será oferecida no final do ano e terá como base as Unidades de Saúde da Família que obtiverem melhor desempenho. A avaliação será feita de acordo com o número de equipes de cada posto. Os Distritos de Saúde (DS) também serão premiados. Nesse caso, tem direito ao bônus o DS que atingir o maior número de unidades com bom desempenho.
Rede beneficiada:

99 Unidades de Saúde da Família

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS