PBNEWS


Saúde

SMS entrega certificados a usuários que pararam de fumar

Em alusão ao Dia Municipal de Combate ao Fumo, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) realiza nesta segunda-feira (27) a entrega de certificados para homenagear os usuários que pararam de fumar este ano nos serviços da rede municipal de saúde. O evento acontece a partir das 8h30 no Centro de Atenção Integral à […]

27/06/2016 10:32

Em alusão ao Dia Municipal de Combate ao Fumo, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) realiza nesta segunda-feira (27) a entrega de certificados para homenagear os usuários que pararam de fumar este ano nos serviços da rede municipal de saúde. O evento acontece a partir das 8h30 no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) Jaguaribe.

O Programa Nacional de Controle do Tabagismo, aderido pela SMS, tem o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente mortalidade relacionada ao consumo de derivados de tabaco. Para isso, o programa segue um modelo, no qual, ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde associadas às medidas legislativas e econômicas se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo e promover a cessação de fumar.

Para participar do programa, o interessado em parar de fumar deve se dirigir a um dos centros de tratamento e realizar sua inscrição ou ainda procurar a USF de sua região e será encaminhado a um dos centros especializados. Chegando a um desses locais, todos os interessados são submetidos a uma triagem, onde são colhidas todas as informações do paciente e realizados exames, inclusive o Raio X e o teste de Fargeström, feito para medir o grau de dependência química do fumante através de um questionário.

“Ficamos muito felizes com os avanços do programa de tabagismo, e pela equipe multiprofissional que temos, em fazer o diferencial e ajudar as pessoas que querem parar de fumar. O mais importante é escolher uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Esse dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar algo que goste de fazer para se distrair e relaxar”, comenta Niviane Ribeiro, coordenadora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SMS.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS