PBNEWS


Saúde

SMS começa vacinação contra gripe para gestantes da saúde

A Secretaria Municipal de Saúde deu início, nesta quarta-feira (13), a vacinação contra a gripe. Os primeiros grupos prioritários da campanha a serem imunizados são os trabalhadores da saúde das portas de urgência e emergência e as gestantes.

13/04/2016 16:13

A Secretaria Municipal de Saúde deu início, nesta quarta-feira (13), a vacinação contra a gripe. Os primeiros grupos prioritários da campanha a serem imunizados são os trabalhadores da saúde das portas de urgência e emergência e as gestantes. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Ao todo, a meta do município é imunizar 124 mil pessoas, o que corresponde a 80% da população de 168 mil, considerada grupo de risco. “Estamos vacinando primeiramente as grávidas, para imunizar as mães e os bebês, que transferem anticorpos maternos para o feto por meio da placenta, e os profissionais da saúde que atuam nas portas de urgência e emergência, uma vez que essas pessoas estão mais propícias à contaminação por estarem mais expostos. Não precisa de desespero por parte da população, pois todos que se enquadram no grupo de risco serão vacinados”, explica Chiara Dantas, chefe de imunização da SMS.

Caroline Silva, 17 anos, está grávida de 8 meses do primeiro filho, Kauan. Para ela a decisão de imunizar prioritariamente as gestantes foi acertada. “A gente tem que estar sempre se cuidando e prevenindo, principalmente quando grávida, já que esse cuidado vai também para o nosso filho, então essa vacina é muito importante não só para me prevenir da gripe, mas para passar essa proteção ao meu filho também”, comenta Caroline.

As gestantes estão sendo vacinadas nos cinco postos de referência nos distritos sanitários, já os trabalhadores da saúde estão sendo imunizados nos locais de trabalho de acordo com cronograma criado para otimizar a distribuição das doses das vacinas recebidas.

Na última quinta-feira (7), a gerência de vigilância epidemiológica de João Pessoa recebeu 24% de doses da vacina e por isso foi necessário priorizar dois grupos, obedecendo às orientações do Ministério da Saúde. “Por conta desse quantitativo recebido que estamos estabelecendo quais grupos serão vacinados primeiros, mas no sábado (30) estaremos com vacinas suficientes para imunizar todos os grupos de risco”, esclarece a chefe de imunização da SMS.

Dia D – No dia 30 de abril, dia de mobilização nacional da campanha, seguindo o calendário de vacinação, serão imunizados todos os demais grupos de risco: crianças de 6 meses até menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e integrantes do sistema prisional.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação, porém, esse grupo deverá apresentar uma prescrição médica que justifique a vacinação.

Outros grupos – Para todos os grupos de risco, as doses da vacina estarão disponíveis a partir do dia 30 de abril até 20 de maio, em todas as salas de vacinas da rede municipal de saúde e em pontos móveis estratégicos nos cinco distritos sanitários.

Como prevenir – A principal medida de prevenção da gripe é a vacinação, sobretudo os profissionais de saúde orientam sobre a importância para higiene das mãos e dos ambientes.  “Deve-se lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal”, orientou a coordenadora do setor de imunização da SMS.

Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima.

Cronograma da campanha de vacinação contra a gripe

13 e 14.04.2016 – Trabalhadores de saúde das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’S) Oceania e Célio Pires de Sá

13 a 15.04.2016 – Trabalhadores da Atenção Básica – Local: Sede dos Distritos Sanitários de referência

15.04.2016 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)

18 a 29.04.2016 – Trabalhadores de saúde da rede hospitalar

30.04.2016 – Dia de mobilização nacional da Campanha de Vacinação para todos os grupos de risco

30.04 a 20.05 – Continuidade da campanha de Vacinação nas unidades de Saúde da Família e nos serviços de referência

Referência para vacinação de gestantes nos Distritos Sanitários

 Distrito Sanitário I
USF Integrada Cruz das Armas
Avenida Cruz das Armas, S/N
3214-1614

Distrito Sanitário II
Cais Cristo
Rua Olívia de Almeida Guerra, S/N, Cristo
3214-2623

Distrito Sanitário III
Cais Mangabeira
Rua Romário Ser de Morais, S/N, Mangabeira I
98645-7483

Distrito Sanitário IV
UBS Mandacaru
Rua Mascarenha de Morais, S/N
3214-7143
Distrito Sanitário V
Unidade de Saúde das Praias
Avenida Olinda, S/N, Tambaú
3214-8900

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS