PBNEWS


Saúde

Óxido Nitroso é usado para quem tem ansiedade ou medo de dentista

  Ir ao dentista pode causar uma certa ansiedade ou medo no paciente que necessita de tratamento odontológico. E engana-se quem acha que o problema é exclusivo de crianças.

15/03/2016 15:44

 

Ir ao dentista pode causar uma certa ansiedade ou medo no paciente que necessita de tratamento odontológico. E engana-se quem acha que o problema é exclusivo de crianças. De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Medical School, estima-se que cerca de 13% a 24% da população do mundo possui desconforto em ir ao dentista.OXIDO

O óxido nitroso, popularmente conhecido como gás do riso ou hilariante, é utilizado na odontologia para os que estão nesta estatística. Por meio da inalação nasal, ele age relaxando o paciente sem que ele perca a consciência.  Segundo a cirurgiã-dentista Glória Pimenta, integrante do corpo clínico do Atelier do Sorriso São Rafael, a técnica é uma forma eficiente e simples, destinada a eliminar o medo do paciente odontofóbico. “Durante a sedação, normalmente o paciente não dorme e reage a estímulos. Ele sente apenas um distanciamento do ambiente, acompanhado de uma sensação de bem-estar e tranquilidade agradável durante a inalação”, explica.

Uma das vantagens desta técnica é a segurança que se tem nos procedimentos pelo fato do paciente ficar acordado durante todo o processo. O volume da aplicação controlado pelo dentista permite que o paciente restabeleça suas condições de consciência normal imediatamente após a finalização do procedimento. “A sedação consciente é segura desde que a técnica seja respeitada e que o profissional seja capacitado, dispondo de um consultório preparado”, lembra a dentista.

Qualquer paciente com estado de saúde geral estável pode ser submetido ao processo de sedação consciente. De acordo com ela, a técnica é contraindicada, por exemplo, para pacientes com infecções respiratórias agudas, pacientes psicóticos, grávidas, entre outras. Segundo ela, também deve haver precaução no caso de pacientes resfriados ou com sinusite, com dificuldade de comunicação, obstrução do trato respiratório anterior ou intestinal.

Na Europa e nos Estados Unidos, o uso do gás do riso é comum. No Brasil, ainda ocorre de forma tímida e são poucas as clínicas que possuem aparelhagem, assim como são poucos os dentistas que utilizam a ferramenta. O uso do óxido nitroso foi regulamentado no país pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) em 2004 e o manuseio do equipamento só pode ser feito por profissionais que possuem habilitação.

Sobre o Atelier do Sorriso São Rafael- Inaugurado em 2013, em João Pessoa, o Atelier do Sorriso São Rafael é uma clínica odontológica diferenciada e especializada em diversos e exclusivos tipos de tratamentos, como clínicos, estéticos, ortodônticos, periodontais, cirurgias de enxerto, implante, extrações, além de tratamentos direcionados para pacientes com necessidades especiais ou com pânico de dentista (hipnose). O Atelier do Sorriso São Rafael fica na Avenida Monteiro da Franca, 424 – Manaíra. O telefone é (83) 3031-0055.

 
FONTE : DIRETORA DE COMUNICAÇÃO

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS