PBNEWS


Câmara

CMJP abre oficialmente trabalhos legislativos em sessão solene

om a presença dos vereadores, do prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PV), secretários municipais e sociedade civil organizada, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marcos Vinícius (PSDB), abriu oficialmente os trabalhos legislativos deste segundo semestre de 2018, da 17ª Legislatura. A sessão solene ocorreu na manhã desta terça-feira (7), no Plenário […]

07/08/2018 17:25

om a presença dos vereadores, do prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PV), secretários municipais e sociedade civil organizada, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marcos Vinícius (PSDB), abriu oficialmente os trabalhos legislativos deste segundo semestre de 2018, da 17ª Legislatura. A sessão solene ocorreu na manhã desta terça-feira (7), no Plenário Senador Humberto Lucena.

Para o presidente da Casa, a expectativa para este semestre é a melhor possível, mesmo sendo um período de eleição. “Todos os vereadores, candidatos ou não, estão bastante conscientes de seu dever para com o cidadão de João Pessoa, de modo que a nossa produção não irá parar. Tivemos mais de oito mil matérias tramitando no primeiro semestre, um aumento de quase 60% em relação ao mesmo período no ano passado, e estou confiante que estamos caminhando para quebrar nosso próprio recorde”.

Prefeito discursa na tribuna Júlio Rafael

Prestação de contas, com apresentação de obras realizadas e novas perspectivas, através de ações futuras, formaram a temática do discurso do prefeito Luciano Cartaxo (PV), na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta manhã.

“Nossa cidade subiu de patamar e, hoje, se consolidou como referência em gestão pública no Nordeste, no Brasil a para toda América Latina, com premiação concedida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Estamos provando que podemos fazer mais mesmo diante da maior crise econômica que atingiu o país nos últimos 50 anos”, refletiu o prefeito. Ele ainda destacou a parceria do Executivo e o Legislativo Municipal, que tem garantido ações para atender aos interesses de toda população da Capital.

Infraestrutura

Cartaxo destacou as atividades dos projetos: ‘Coração do Bairro’, ações de zeladoria em todas regiões da cidade; a ‘Ação Asfalto’ , que segue avançando nas ruas da cidade, principalmente nos bairros Rangel, Cristo, Varjão, Jaguaribe, Cruz das Armas, Geisel, Bancários, Centro, Bessa Mandacaru, Torre, Tambaú, Jardim São Paulo e Costa e Silva; além das Avenida Pedro II e Beira Rio que foram revitalizadas.

Educação e Saúde

São 61 creches em novo padrão e o recebimento do prêmio nacional pela qualidade da merenda nas creches pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); além de mais de 125 mil atendimentos nas Upas e a entrega do Centro Municipal de Hemodiálise, ao lado do Hospital Santa Isabel, no bairro Tambiá.

Concurso Público

“Um diferencial dessa gestão inovadora está no incentivo a carreira pública nesses dias vamos alcançar a marca de três mil servidores convocados por concurso público. O Serviço Médico de Urgência (Samu) e as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) da Cidade estão recebendo servidores do mais recente concurso realizado na área da Saúde”, afirmou Cartaxo.

Ele ainda anunciou a realização do segundo concurso público para Procuradoria Municipal e que na próxima quinta-feira (9) dará posse aos novos aprovados no concurso do Instituto de Previdência Municipal (IPM).

Transparência Pública e outras ações

Em relação a transparência pública o prefeito foi enfático: “Somos a Capital mais transparente do país segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas Há poucos dias lançamos o novo portal da Transparência, facilitando o acesso da população à informação”.

Ele anunciou a participação da Capital na Rede Internacional de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que resultou em parcerias firmadas com outros países para participação na Feira Internacional de Economia Criativa, que será realizada na cidade, em novembro, junto ao Sebrae.

Aniversário da Cidade

Ainda em discurso, o prefeito da Capital destacou ações e obras a serem entregues neste mês de agosto em homenagem ao aniversario de João Pessoa, comemorado no último dia 5. A começar com a entrega da quarta Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, esta localizada nos Bancários.

Outros equipamentos que, segundo o prefeito, serão entregues ainda neste mês: a Casa Mãe Bebê; a conclusão ds obras na Avenida Beira Rio e a finalização das obras de urbanização do bairro São José.

Mais ações

Ainda em agosto será iniciada as obras do programa Caminhos da História, no Centro Histórico da Capital, com a padronização do calçamento de 12 ruas; nova iluminação com fiação embutida; duas novas praças que dão acesso ao Porto do Capim; e revitalização das praças Dom Urico e da Socic. “Com um investimento de R$ 5 milhões, esse programa integra o nosso planejamento para tornar o Centro Histórico um grande polo turístico, econômico e cultural”, destacou.

O prefeito destacou ainda a conclusão da drenagem da Barreira do Cabo Branco e a revitalização da Calçadinha da Orla; a entrega da primeira etapa das obras do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, o novo Parque da Bica; a entrega do Mercado de Jaguaribe, juntamente com uma praça ao lado; a expansão da iluminação em LED na cidade; e o início da construção de mais cinco novas praças.

Vereadores revelam expectativa para 2º semestre

Os líderes das bancada de situação e oposição, vereadores Milanez Neto (PTB) e Leo Bezerra (PSB), respectivamente, falaram sobre as expectativas do reinício das atividades legislativas. Milanez deixou claro que, como líder do Governo, vai manter o mesmo desempenho e trabalho realizado nos últimos três semestres na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP): “Um trabalho que está funcionando bem e atendendo as expectativas tem que ter continuidade, claro, com planejamento”, afirmou.

Milanez fez, na ocasião, uma avaliação positiva das ações e atuação do Poder Legislativo Municipal. “A Câmara vive, hoje, um momento extremamente importante. Um momento histórico de amadurecimento, no qual a sociedade tem acompanhado e reconhecido o trabalho desenvolvido pela Casa e seus parlamentares. Essa boa atuação da Câmara tem refletido, positivamente, não tenho a menor dúvida, no bom desempenho também da gestão municipal em todos os setores da Cidade”, comentou o líder governista, destacando a aproximação, cada vez mais, da CMJP com a população pessoense.

Já Leo Bezerra afirmou que a bancada oposicionista começa o segundo semestre com a mesma “pegada”, adotada desde o início do ano. Ele revelou, entretanto, que a oposição não deixou de trabalhar pela cidade durante o recesso parlamentar, fazendo visitas às comunidades e exigindo, do Poder Público, investimentos e ações que pudessem melhorar a qualidade de vida dos habitantes da Capital paraibana.

“A população de João Pessoa pode depositar toda a confiança na gente, como sempre fez. A bancada de oposição está firme e forte, e agora muito mais. Vamos continuar fazendo uma oposição contundente, mas sem ataques pessoais, pois não é o nosso estilo. Podem ter certeza que estaremos vigilantes, cobrando do prefeito e seus secretários soluções para os problemas da cidade”, ressaltou Leo. Ele citou, entre as ações da bancada, a retomada da Caravana da Oposição para este segundo semestre. “Vamos nos reunir até sexta-feira para traçar o planejamento de trabalho”, informou.

fonte :Secom/CMJP

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS