PBNEWS


Câmara

TV Câmara JP foi o primeiro canal 100% digital da PB

O sinal analógico que alimenta as TVs de João Pessoa e mais 12 municípios paraibanos será desligado nesta quarta-feira (30). A partir dessa data, todas as emissoras locais passarão a transmitir suas programações exclusivamente através do sinal digital e em alta definição.

29/05/2018 16:38

O sinal analógico que alimenta as TVs de João Pessoa e mais 12 municípios paraibanos será desligado nesta quarta-feira (30). A partir dessa data, todas as emissoras locais passarão a transmitir suas programações exclusivamente através do sinal digital e em alta definição. O desligamento atende a uma exigência do Governo Federal e a migração é feita em todo o país pela Organização Não-Governamental (ONG) Seja Digital.

A TV Câmara João Pessoa, emissora legislativa vinculada à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), foi a primeira TV do Estado a se tornar 100% digital, desligando seu sinal analógico no dia 14 de agosto de 2017. “A TV Câmara JP foi a primeira que apostou na qualidade e na segurança da tecnologia digital, desligando nosso sinal analógico por completo e proporcionando aos telespectadores uma programação com imagem e som mais nítidos ainda em 2017”, comenta o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB).

A migração fez a TV Câmara deixar o canal 39 e passar a ocupar o canal 39.1 na faixa de canais abertos. A TV da CMJP continua existindo na Net, pelo canal 23, e na Sky, através do 339.1.

O processo durou aproximadamente um ano, e incluiu a reformulação da grade de programas da TV. “Formatamos toda uma nova programação, gravando programas em alta definição com qualidade técnica e produção caprichada, como é o caso da série “70 Anos de História’, que rendeu uma série e um longa-metragem que, juntos, resgatam a história do legislativo municipal”, afirma o secretário de Comunicação da casa, jornalista Janildo Silva.

O esforço para a TV da CMJP chegar ao sinal digital também passou por agendas de integrantes da Mesa Diretora em Brasília (DF), junto à Câmara Federal, e reuniões com o Seja Digital e o Lavid (Laboratório de Aplicações de vídeo Digital).

KITS

Além de João Pessoa, terão o sinal analógico desligado os municípios de Alhandra, Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Marcação, Mari, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.

Para sintonizar o sinal digital, o telespectador deve ter uma TV com receptor digital, ou obter um através do Seja Digital, que tem distribuído o aparelho já há alguns meses. Maiores informações podem ser obtidas através de ligação gratuita para o número 147, ou através do portal da ONG.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS