PBNEWS


Mobilidade Urbana

Semob-JP e Serttel apresentam nesta sexta-feira projeto piloto para gerenciamento de semáforos

O projeto piloto vai ser apresentado nesta sexta-feira (1º), às 9h, na sede da Semob-JP, no Cristo Redentor.

30/11/2017 16:19

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e a empresa Serviços Técnicos de Telecomunicações e Eletrônica (Serttel), responsável pela instalação e manutenção dos controladores semafóricos de João Pessoa, estão modernizando o sistema gestor dos principais corredores da cidade. Dentro da modernização desses equipamentos que controlam a ordem dos fluxos de veículos nos cruzamentos com maior demanda de tráfego, a Serttel está trabalhando com os técnicos da Google para a utilização das informações do Maps. O projeto piloto vai ser apresentado nesta sexta-feira (1º), às 9h, na sede da Semob-JP, no Cristo Redentor.

Como vai funcionar – A partir da contagem de volume de veículos que é feita pelo Google Maps, com base nos telefones celulares que utilizam o sistema operacional Android, já é possível identificar os trechos das vias onde o tráfego está mais intenso, com lentidão ou mesmo travado por alguma circunstância do trânsito. Essas informações serão automaticamente transmitidas para os controladores dos semáforos que farão, em tempo real, os ajustes necessários dos seus tempos de verde e vermelho para facilitar a fluidez do tráfego no trecho da via onde foi identificado o problema.

Carlos Batinga, superintendente da Semob-JP, falou da implantação do novo sistema de gerenciamento de semáforos. “Estamos modernizando os semáforos dos principais corredores, além disso, vamos fazer essa experiência piloto com a Serttel, utilizando o Google Maps, que já acompanha o volume de tráfego, de acordo com os celulares presentes em cada veículo. A partir da próxima semana, experimentalmente, por ser o principal corredor viário da cidade, o novo sistema de gerenciamento dos semáforos vai ser instalado na Avenida Epitácio Pessoa, no trecho compreendido a partir da Praça da Independência até o início da Avenida Ruy Carneiro. É uma ferramenta moderna e acreditamos que vai melhorar bastante a fluidez do tráfego nos principais corredores”, disse.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS