PBNEWS


Luto

Em clima de comoção, corpo do vereador Pedro Coutinho é enterrado em João Pessoa

Em clima de muita tristeza e comoção, foi enterrado na tarde desta sábado (20), no cemitério Senhor da Boa Sentença, em João Pessoa, o corpo do vereador Pedro Coutinho. O parlamentar teve infarto fulminante um dia antes, e não resistiu.

20/05/2017 23:34

Em clima de muita tristeza e comoção, foi enterrado na tarde desta sábado (20), no cemitério Senhor da Boa Sentença, em João Pessoa, o corpo do vereador Pedro Coutinho. O parlamentar teve infarto fulminante um dia antes, e não resistiu. O enterro reuniu familiares, vereadores, autoridades e correligionário deram o último adeus.

O corpo saiu da mortuária Morada da Paz, em Jaguaribe, onde foi velado a partir da noite anterior. De lá, saiu em cortejo por ruas dos bairros Jaguaribe e Róger, onde o vereador Pedro Coutinho tinha uma grande base eleitoral.

Os colegas vereadores, que até a sexta-feira conviviam com Pedro Coutinho, se emocionaram durante o velório e o sepultamento. “Pedro Coutinho era um homem sério, ético, honrado, e que sempre teve uma postura exemplar durante toda sua trajetória de vida pública. Assumiu, por sua extraordinária capacidade e experiência como parlamentar, papeis importantes na Câmara, como a presidência da comissão que estuda e atualiza o Regimento Interno da casa”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Marcos Vinícius (PSDB).

“Pedro teve uma morte precoce. Ainda tinha muito o que contribuir com a cidade”, falou o vereador Dinho (PMN). Para o vereador João Almeida (SD), João Pessoa perdeu um grande homem público e um parceiro de todas as horas.

“Uma perda lastimável para o Poder Legislativa e a cidade de João Pessoa. Num momento em que a classe política enfrenta um descredito geral, a gente perde um político muito sério”, ressaltou o vereador Lucas de Brito (PSL). Na opinião do vereador João dos Santos (PR), Pedro era um exemplo de vereador e de amigo. “A Câmara perde uma grande representação”, afirmou.

Segundo o vereador Tibério Limeira (PSB), novato na Câmara de João Pessoa, o impacto da morte de Pedro Coutinho foi grande. “A morte dele (Pedro) deixa uma lacuna muito grande”, observou Tibério, sem esconder a emoção. “Pedro era uma pessoa do bem. Um homem educado, respeitoso e um político diferenciado”, declarou o vereador João Corujinha (PSDC).

O vereador Thiago Lucena (PMN) destacou que, quando criança, acompanhou, ao lado do pai e ex-vereador Potengi Lucena, a militância de Pedro. Os vereadores Milanez Neto (PTB) e Eduardo Carneiro (PRTB) disseram que o momento era de muita dor para os amigos e familiares.

A bancada feminina da CMJP também compareceu ao velório para prestar condolências aos familiares de Coutinho. “Um cidadão educado, com uma vida limpa e honesta”, assegurou Raíssa Lacerda (PSD). A vereadora Sandra Marrocos (PSB) comentou que Pedro era um político que respeitava o contraditório e as divergências. De acordo com a vereadora Eliza Virgínia (PSDB), seu colega era uma pessoa conciliadora. Os vereadores Chico do Sindicato (Avante) e Helena Holanda (PP) também estiveram presentes.

Demais autoridades lamentaram a morte do parlamentar

Ao lado da esposa Maysa, o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo (PSD), lembrou que Pedro faz parte de uma família tradicional na política paraibana e possui uma sequência muito grande de mandatos legislativos. “É um momento de tristeza profunda. Peço a Deus que conforte toda a família e amigos”, acrescentou.

O vice-prefeito Manoel Júnior (PMDB) ressaltou que a classe política perde um grande amigo, um político competente e um homem zeloso com a coisa pública.

O ex-senador Cícero Lucena, que esteve no velório acompanhado de sua esposa Lauremília, também disse que estava muito abalado com a morte de Pedro Coutinho, que ele classificou como prematura.

O líder do Governador Ricardo Coutinho na Assembleia Legislativa, Hervázio Bezerra (PSB), disse que foi pego de surpresa com a morte do vereador. “João Pessoa perde um de seus grandes políticos”, completou.

O desembargador Fred Coutinho, primo de Pedro, comentou apenas que o vereador deixa uma lição de vida e muitos amigos.

Também estiveram no velório várias outras autoridades políticas, jurídicas e representantes do esporte paraibano, como o ex-deputado e presidente municipal do PSDB, Ruy Carneiro; o ex-prefeito Carlos Mangueira; o procurador Eitel Santiago; o presidente do Botafogo e ex-vereador Zezinho Botafogo; o presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues; o vice-presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF-PB), Sérgio Meira; o presidente do Clube dos Oficiais da PM da Paraíba, Coronel Francisco; o procurador Eitel Santiago, deputados estaduais e secretários municipais.

Fonte : Secom da CMJP

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS