PBNEWS


Esportes

Hotel Globo sedia Circuito de Xadrez Escolar nesta quinta

Os alunos da rede municipal participam do Circuito de Xadrez Escolar, que acontece nesta quinta-feira (15), no Hotel Globo, no Centro Histórico da Capital. Os estudantes vão desafiar as irmãs Emerly Gomes do Nascimento e Emilli Priscila, atuais campeãs dos Jogos Escolares de Xadrez da Grande João Pessoa.

13/09/2016 15:50

Os alunos da rede municipal participam do Circuito de Xadrez Escolar, que acontece nesta quinta-feira (15), no Hotel Globo, no Centro Histórico da Capital. Os estudantes vão desafiar as irmãs Emerly Gomes do Nascimento e Emilli Priscila, atuais campeãs dos Jogos Escolares de Xadrez da Grande João Pessoa. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

De acordo com o coordenador de xadrez da Sedec, Francisco Cavalcanti, o evento estimula a troca de experiência. “A simultânea é uma modalidade de competição exclusiva do xadrez, em que o enxadrista experiente é desafiado por principiantes no esporte. Essa prática é uma atividade pedagógica relevante onde os alunos desenvolvem os sentidos táticos e estratégicos quando enfrentam um jogador mais desenvolvido. É uma importante troca de experiência”, explicou.

A coordenadora de Educação Integral, Gioconda Medeiros, ressaltou que “o xadrez é um aliado importante na educação escolar, temos incentivado como prática educativa complementar nas escolas de tempo integral no município de João Pessoa”, disse. Durante o evento também acontecerão torneios e oficinas de xadrez.

Atuais campeãs dos Jogos Escolares de Xadrez da Grande João Pessoa, as irmãs Emerly Gomes do Nascimento e Emilli Priscila vão representar o município de João Pessoa nas Olimpíadas Escolares Brasileira de Xadrez, que será realizada este mês no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima.

Hotel Globo – O local foi totalmente revitalizado, com pintura, restauração completa de janelas e portas (esquadrias), revisão de toda a coberta do hotel, recuperação de toda parte elétrica e hidráulica, implantação de novos postes decorativos nos jardins, reestruturação do muro de contenção e manutenção do piso, tanto da parte interna, quanto externa, onde o piso do pavimento superior, com assoalho de madeira, foi completamente restaurado.

Xadrez na Escola – O projeto tem como objetivo incentivar e valorizar o desempenho dos estudantes das escolas municipais a desenvolver raciocínios e criar relações sociais saudáveis através do xadrez. Essa ferramenta pedagógica está presente em 68 escolas da rede municipal de ensino. Os benefícios do xadrez fazem com que o aprendizado da criança englobe criatividade, autoestima e respeito mútuo.

Raciocínio e concentração – O xadrez exige que seu praticante enxergue várias jogadas à frente. Ele deve fazer simulações mentais dos seus movimentos e de como o seu adversário irá reagir. Para isso, seu repertório de conhecimento deve ser amplo, para que ele tenha capacidade de encontrar os melhores movimentos das peças. Isso força a criança a raciocinar e ter concentração.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS