PBNEWS


Economia

Comércio varejista ampliado da Paraíba registra terceiro maior crescimento do país, revela IBGE

A taxa de volume de vendas colocou a Paraíba com o 3º melhor resultado do país, Os Estados que lideraram o indicador foram Espírito Santo (4%), Sergipe (3,7%) e a Paraíba (3,6%), enquanto o país apresentou alta mais modesta (1,3%).

14/06/2018 09:26

O varejo ampliado da Paraíba, que inclui os segmentos de veículos, peças e materiais de construção, mostrou recuperação mais forte no quarto mês do ano. As vendas expandiram 3,6% em abril sobre o mês anterior, segundo Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de volume de vendas colocou a Paraíba com o 3º melhor resultado do país. Os Estados que lideraram o indicador foram Espírito Santo (4%), Sergipe (3,7%) e a Paraíba (3,6%), enquanto o país apresentou alta mais modesta (1,3%).
O volume de vendas do comércio ampliado na comparação também de abril sobre igual mês do ano passado expandiu fortemente (9,4%). No ranking do Nordeste, a Paraíba apresentou a segunda maior taxa de crescimento. O Ceará registrou alta de 10,4%, enquanto o país registrou expansão menor (8,6%). As vendas do ampliado aumentaram em 19 das 27 atividades.
Sem comércio ampliado – No indicador do comércio varejista sem incluir os segmentos do ampliado, a expansão foi mais modesta (1%), na comparação de abril sobre o mesmo mês do ano passado. Contudo, o indicador paraibano ainda ficou acima da média nacional (0,6%). Dos nove Estados do Nordeste, apenas quatro tiveram resultados positivos (RN, CE, MA e PB) e outros cincos Estados apresentaram queda (PE, SE, BA, AL, PI).
Apesar da recuperação, a gerente da Pesquisa Mensal do Comércio, Isabella Nunes, destaca que o comércio ainda não recuperou tudo que perdeu em 2015 e 2016 e que a greve dos caminhoneiros deve afetar o desempenho do setor no 2º trimestre.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS