PBNEWS


Cultura

São João na Praça Getúlio Vargas acontece nos dias 23, 24, 27 e 28 e contará com decoração reciclável

O São João de Cabedelo acontece nos dias 23, 24, 27 e 28, e os preparativos para mais uma edição da festa, que acontece na Praça Getúlio Vargas, já estão a todo vapor. O evento contará com um cenário personalizado.

06/06/2017 17:01

O São João de Cabedelo acontece nos dias 23, 24, 27 e 28, e os preparativos para mais uma edição da festa, que acontece na Praça Getúlio Vargas, já estão a todo vapor. O evento contará com um cenário personalizado. As casinhas de madeira, bonecos, balões e flores estarão de volta à Praça para dar um colorido especial às comemorações e manter a tradição das festas dos santos juninos.

Dezenas de artistas e artesãos estão trabalhando na confecção dos objetos de decoração, que devem começar a adornar a Praça já na próxima semana. Esse ano, a decoração é coordenada pelo professor e artista plástico, Quirino.

Os artesãos vêm trabalhando na confecção dos bonecos, na preparação da decoração das casinhas de madeira, dos balões e luminárias, cujas estruturas são de ferro. Os materiais utilizados são juta, tecido de chita, estopas e técnicas de pintura para flores e santos, sob o conceito da recriação e da reciclagem de materiais com criatividade.

“O conceito de reciclagem é pegarmos o material utilizado em anos passados, que até poderia ir parar no lixo, e transformá-los, ou seja, trazer o lixo para o luxo. Os bonecos foram reformados, recebendo cara e roupagem nova; os balões vão receber também uma nova roupagem”, resumiu Quirino.

Para o artista, a decoração da Praça representa uma ação que valoriza os traços culturais e as tradições populares, com a intervenção da arte na representação de seus elementos mais marcantes.

“A arte e a cultura sempre estiveram ligadas, sendo, pela tradição, repassada de pai para filho, e a arte tem sempre a função de renovar a cultura. Arte e cultura são elementos que nos identificam, e a PMC tenta trazer esse lado cultural através das quadrilhas, da musicalidade, da decoração, e leva essa cultura para a praça. No São João de Cabedelo, através dessa decoração, tentamos unir esse elos que não podem ser desvinculados. A cultura tem o objetivo de trazer algo que pode estar esquecido lá no passado, e a arte ajuda nisso através do visual, do musical e do teatral, elementos que estão presentes nas festas de São João”, concluiu.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS