PBNEWS


Cultura

Palco Giratório traz Clowns de Shakespeare a João Pessoa

Após uma estreia de sucesso em Campina Grande, o Palco Giratório, maior projeto de circulação cênica do país, chega a João Pessoa com a apresentação do espetáculo Abrazos, do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare. A apresentação acontece neste sábado, 15, às 20h, no Centro Cultural Piollin, aberta ao público.

11/04/2017 18:35

Após uma estreia de sucesso em Campina Grande, o Palco Giratório, maior projeto de circulação cênica do país, chega a João Pessoa com a apresentação do espetáculo Abrazos, do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare. A apresentação acontece neste sábado, 15, às 20h, no Centro Cultural Piollin, aberta ao público. Além do espetáculo, o grupo ministra a oficina Exílio em Cena, nos dias 13 e 14, das 18h às 22h. O Palco Giratório é desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio.
O espetáculo Abrazos conta sobre um lugar em que não é permitido abraçar, sobre personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, depressão, exílio e, porque não, de afeto e liberdade. O espetáculo, feito sem a palavra verbal, conta com uma trilha sonora especialmente composta para a cena e com um vídeo de animações para narrar a aventura, inspirada em O Livro dos Abraços, de Eduardo Galeano.
Além do espetáculo, as artistas Camille Carvalho e Renata Kaiser, do Grupo Clowns de Shakespeare, ministram a oficina Exílio em Cena. Nela, os participantes terão a oportunidade de vivenciar um pouco de como o grupo criou o espetáculo. A partir de fragmentos de depoimentos de exilados políticos brasileiros, serão aplicados os procedimentos de criação cênica utilizados em Nuestra Senhora de Las Nuvens, em especial do teatro épico/dialético. A Oficina também permite um estudo das possibilidades de interpretação e direção da cena a partir das diretrizes estabelecidas e de um único texto. Para esse estudo, serão utilizados jogos teatrais com o objetivo de despertar o interesse e a disponibilidade para o jogo e a cena. A oficina também é gratuita e acontece nos dias 13 e 14 de abril, das 18h às 22h, no Sesc Centro João Pessoa.
O Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare foi criado em 1993, em Natal (RN), e vem, desde então, desenvolvendo uma investigação com foco na construção da presença cênica do ator, a musicalidade da cena e do corpo, teatro popular e comédia, sempre sob uma perspectiva colaborativa. Mesmo sem trabalhar diretamente com palhaço, a técnica do clown está presente na sua estética e as comédias shakespearianas vieram a contribuir para essa pesquisa. O grupo já passou por mais de 80 cidade brasileiras e atravessou as fronteiras do país, levando seus espetáculos para Portugal, Espanha, Chile, Equador e Uruguai.
Mais informações sobre o projeto, o espetáculo e a oficina podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3158. O Sesc Centro João Pessoa fica na rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS