PBNEWS


Colunas

Das quadras de basquete e handebol para a organização dos Jogos Escolares da Juventude

19/09/2016 16:19
O Comitê Organizador dos Jogos Escolares da Juventude ganhou dois reforços de peso para a edição 2016, em João Pessoa. O ex-pivô de basquete, Josuel, e a ex-ponta de handebol, Viviane Jacques, foram convidados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para participar da organização da maior competição escolar do país para jovens de 12 a 14 anos. Uma experiência que nenhum dos dois irá esquecer.
“Está sendo uma experiência incrível. Disputei os Jebs (Jogos Escolares Brasileiros) em 1992, aos 15 anos. Com essa idade você não tem noção do trabalho que dá organizar um evento como esse”, disse Viviane, que encerrou a carreira como atleta em 2012. “Fiquei um ano e meio perdida, frustrada, sem saber o que fazer. Em 2013 voltei a estudar educação física e dou aula em escolas, além de ter um estúdio de treinamento funcional. Tenho alunos de dez a 74 anos”.
Tricampeã dos Jogos Pan-americanos (Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003 e Rio 2007), com três edições dos Jogos Olímpicos no currículo (Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008), Viviane está com 39 anos e trabalha na área de transporte dos Jogos Escolares da Juventude. Sua função é acompanhar os Embaixadores da competição e deixá-los totalmente à vontade. Nesta segunda-feira, dia 19, Viviane fez as honras da casa para a judoca campeã olímpica Sarah Menezes, que desembarcou nesta manhã, em João Pessoa.
Josuel, por sua vez, trabalha no setor de competições. Ele encerrou a carreira profissional em 2010, quando atuava pelo Pinheiros. O ex-atleta de 2,08m garante que irá suar a camisa, mais do que suou quando defendia a seleção brasileira, para deixar tudo pronto para os jovens atletas competirem.
“Participei quatro vezes como Embaixador dos Jogos Escolares da Juventude e fiquei realmente impressionado com a grandeza da competição”, afirmou o ex-atleta de 46 anos. “Fazer parte da organização de um evento como esse agrega muito na vida. Você passa a entender o trabalho que dá para deixar tudo pronto para os atletas competirem”.
Campeão Pan-americano em Winnipeg 1999, Josuel disputou duas edições dos Jogos Olímpicos, em Barcelona 1992 e em Atlanta 1996. Com Oscar, Paulinho Villas-Bôas, Pipoka, Marcel, Amaury, Guerrinha, Gerson e companhia, Josuel encarou o melhor time da história dos Jogos Olímpicos, o primeiro e eterno Dream Team americano, com Magic Johnson, Michael Jordan e Larry Bird.
“Enfrentá-los foi bom e ruim. Os caras eram enormes, jogavam demais e não foram lá para brincar. Foi um jogo muito difícil. Mas também foi um privilégio enfrentar seus ídolos, craques que entraram para a história. Em 1992 disputei ainda o melhor jogo da minha vida pela seleção brasileira. Estávamos perdendo o jogo para a Alemanha, eu era reserva e joguei demais. Marquei 20 pontos e peguei 11 rebotes. Dominei o garrafão contra um time que tinha o Detlef Schrempf”, lembrou Josuel, que ainda encarou feras como Arvydas Sabonis, Drazen Petrovic, entre outros.
Além dos “novatos”, o Comitê Organizador dos Jogos Escolares da Juventude João Pessoa 2016 conta ainda com outros ex-atletas como Cristiana Lobo (natação sincronizada em Barcelona 1992); Cassius Duran (saltos ornamentais); Paula Hernandez (fez parte da primeira equipe brasileira feminina de vôlei nos Jogos, em Moscou 1980); e o próprio Edgar Hubner, diretor geral do evento, que vestiu a camisa da seleção brasileira de handebol.
Os Jogos – João Pessoa (PB) receberá a próxima edição dos Jogos Escolares da Juventude. Entre os dias 20 e 29 de setembro, mais de 3.800 jovens atletas entre 12 a 14 anos se reunirão na capital paraibana para a disputa de 13 modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo da Paraíba e da Prefeitura Municipal de João Pessoa e patrocínio máster da Coca-Cola.
Fotos de divulgação disponíveis através do link:http://imprensa.cob.org.br/
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa dos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa (PB):
Christian Dawes – (83) 99984 0760
João Henrique Amaral (83) 99984 0741
No Rio de Janeiro:
Daniel Varsano – (21) 2494-2085 – imprensa@cob.org.br

Adilson Montenegro

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS