PBNEWS


Colunas

Pogba: o brilhantismo do marketing esportivo e os rios de dinheiro.

09/08/2016 13:00

Paul Labile Pogba (apenas 23 anos). Mais que um jogador, uma ferramenta poderosa de marketing. Foi para a Juventus por 800 mil Euros e 4 anos depois foi vendido de volta para o Manchester United por 110 milhões de Euros, tornando-se o jogador mais caro da história. Apenas com a sua venda, a Juventus conseguiu cobrir o valor gasto para construir o seu novo e atual estádio, o Juventus Stadium (custou 100 milhões).

A adidas Futebol conquistou em 2015 o prêmio de “Brand Of The Year” e travou uma luta com a Nike para conseguir ter o jovem jogador como garoto propaganda (quem não viu, favor procurar a campanha “There Will Be Haters” da Adidas). Pogba chegou à Adidas e eles estão indo à forra! No meu ponto de vista, atualmente, é o único jogador que pode superar Leo Messi e Cristiano Ronaldo em termos de uso de campanhas de marketing. Segundo pesquisas, Pogba é considerado uma das (se não a maior) maiores referências de jogadores para as crianças (sem precisar ser um atacante). Seu estilo dentro e fora de campo são extremamente “vendáveis”, (desde o futebol, passando pelas suas roupas e danças, até o estilo de vida).

Pogba e Adidas é o casamento perfeito (como vimos no vídeo “Blah Blah Blah”, lançado devido aos rumores da partida dele para o United). Após a confirmação dos rumores, a Adidas aproveitou para usar o rapper Stormzy(amigo de Pogba e que está prestes a revelar a data de lançamento do seu novo álbum), para fazer este vídeo, já anunciando de forma extraoficial a chegada do jogador ao United. Em um vídeo de 49 segundos vemos uma marca esportiva, uma montadora de automóveis, um rapper gerando buzz em torno de seu novo álbum, um jogador que é a menina dos olhos do marketing e o segundo maior (e rico) clube do mundo voltando a assumir o seu status. Pogba é um fenômeno transmidiático. Certamente a contratação mais cara da história terá um brutal abatimento de valor apenas com as vendas de sua camisa.

Parabéns aos que reinventam o marketing esportivo com tanta perfeição.

Caio Araújo

Especialista em Marketing Estratégico e Publicidade, bacharel em Marketing Turístico pela UFPB, aficionado por música, cervejas e boa comida, curioso por tecnologia, fotografia e cultura inútil.
Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS