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Conheça os seus principais direitos e deveres de consumidores de serviços de telecomunicações – POR QUE EXIGIR NÚMERO DE PROTOCOLO?

09/03/2016 10:49

Você precisou entrar em contato com sua operadora para fazer

uma solicitação. Essa interação vai gerar um número de protocolo. Por que

anotar? Se você tiver algum problema com a prestadora, o protocolo é a

comprovação de seus pedidos ou reclamações. O número também é

necessário para quem deseja procurar a Anatel e registrar uma reclamação

contra a prestadora por não ter resolvido seu problema.

Fique de olho: todo atendimento gera protocolo, tenha ele

ocorrido na loja, por telefone ou pela internet. Já reparou que entre os

números do protocolo há uma sequência de quatro dígitos que corresponde

ao ano. Essa informação ajuda o consumidor a organizar suas demandas

contra as operadoras de telecomunicações (como por exemplo: OI, TIM,

CLARO, VIVO, EMBRATEL, GVT, SKY, NET e OUTROS), explica o Secretário

Executivo do Procon/BY, Dr. Evilson Braz.

Não anotei. Como faço? Anote sempre o protocolo é a prova de

que você registrou uma reclamação ou fez uma solicitação. Mas se você se

esqueceu de anotará nem tudo está perdido. A prestadora deve enviá-lo para

você com data e hora do contato nas próximas horas. Poderá ser por

mensagem de texto, SMS ou por e-mail.

O protocolo também vai estar disponível imediatamente no

espaço reservado ao consumidor que você acessa gratuitamente por login e

senha no site da prestadora de telefonia móvel fixa, internet ou TV por

Av. Brasil (Antiga Rua Pinheiro Machado), Sesi – Bayeux – PB – Fone: (83) 3253-4058/98761-0375

Por telefone, o protocolo deve ser informado logo no início do

atendimento quando você que liga para o call center. Mas se foi a prestadora

que ligou e vendeu um produto via telemarkentig, por exemplo, o protocolo

deve ser entregue a qualquer momento durante a ligação.

Além disso, é comum que as prestadoras forneçam mais de um

número de protocolo! um no início do atendimento e outro após registrar sua

demanda específica.

Posso consultar meu histórico de protocolos? Sim. Os protocolos

dos últimos seis meses ficam disponíveis no espaço reservado do

consumidor. Lá você pode ver o número do protocolo, data e hora da

solicitação, conclusão do atendimento, síntese da demanda, classificação e

encaminhamento dado pela prestadora.

A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de

segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h. Ligue 1331 para registrar,

junto à Anatel, reclamações contra prestadoras, pedidos de informação à

Agência, sugestões e denúncias sobre exploração ilegal ou irregular de

serviços de telecomunicações. Pessoas com deficiência auditiva ou da fala

devem ligar 1332 de qualquer telefone adaptado. A ligação é gratuita de

qualquer localidade no País.

Qualquer dúvida, procure o PROCON BAYEUX, para que seu

direito de consumidor possa valer.

Dr. EVILSON CARLOS DE OLIVEIRA BRAZ

Secretário Executivo do Procon-BY

Evilson Braz

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