Câmara Municipal de Cabedelo apresenta Balanço Geral dos Trabalhos Legislativos de 2019

Em sessão Especial realizada na última terça-feira (11/02), na “Casa Luiz de Oliveira Lima”, a Câmara Municipal de Cabedelo apresentou o Balanço Geral da Gestão (Biênio 2019/2020), referente ao exercício de 2019. O evento teve a presença de autoridades, vereadores e da sociedade civil organizada.

A presidente da Câmara, vereadora Graça Rezende, agradeceu a presença de todos e fez a apresentação do relatório de prestação de contas do ano de 2019. “Quero dizer da satisfação de estarmos aqui hoje, reunidos nesta casa, para fazermos o balancete, ou seja, a prestação de contas dos nossos trabalhos no ano de 2019. A transparência nas atividades das instituições públicas deve ser datada como pilar fundamental da democracia e essa é uma das premissas do trabalho desenvolvido na Câmara Municipal de Cabedelo. Por esse motivo que o Legislativo cabedelense insiste em manter-se em permanente exercício de divulgação de suas ações, de modo que os cidadãos tenham a possibilidade de monitorar todas as atividades desenvolvidas por esta casa de leis. Assim, a mesa diretora da Câmara Municipal de Cabedelo torna público o relatório anual das atividades”, ressaltou.

A mesa diretora do Legislativo Municipal é formada pelos seguintes membros: Graça Rezende (Presidente), José Pereira (Vice-Presidente), Divino Felizardo (1º Secretário) e Valdi Silva Moreira (2º Secretário).

Thayanne Fernandes, secretária legislativa, enalteceu os trabalhos desenvolvidos pela casa na Gestão da vereadora Graça Rezende e em seguida expôs os detalhes referentes à Secretaria Legislativa.

Em seguida, Elinaldo de Sousa Barbosa, Contador da Câmara Municipal, reconheceu o esforço da atual gestão para criar um entrosamento entre os setores, dando a maior transparência possível às contas da Casa, e exibiu minunciosamente o relatório dos Setores Contábil e Financeiro da Secretaria Administrativa. 

Durante o ano passado, a Câmara realizou 106 sessões. Sendo:

71 – Sessões Ordinárias; 26 – Sessões Especiais; 02 Sessões Solenes; 06 Sessões Extraordinárias. 

Quanto ao número de Projetos apresentados, em 2019, soma 194. Quanto ao número de Projetos sancionados/promulgados totaliza 124. Foram apresentados, 763 requerimentos no ano de 2019, sendo 754 aprovados e 9 rejeitados. Uma média de frequência dos vereadores na sessão em 92,4%.

Atualmente, a Câmara Municipal de Cabedelo mantém 07 comissões permanentes, em pleno funcionamento, sendo elas: Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), Comissão de Orçamento e Finanças (COF), Comissão de Serviços Públicos e Desenvolvimento (CSPD), Comissão de Educação, Saúde e Meio Ambiente (CESMA), Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), Comissão da Juventude (CJ) e Conselho de Ética e Decoro Parlamentar (CEDP).

Entre as ações,  é possível destacar a entrega dos fardamentos e crachás dos funcionários da Câmara, a implantação da Ouvidoria, a reativação da Escola Legislativa, a exposição das telas dos artistas cabedelenses para integrarem o acervo cultural da Casa, a entrega dos gabinetes para os vereadores e o anexo administrativo, além da reforma da Câmara Municipal.

Com assiduidade, Graça Rezende, historicamente, após 60 anos, reinaugurou a Casa de Leis, dotada de total estrutura, com painel eletrônico de transmissão, onde o público pode acompanhar, ao vivo, as sessões plenárias e os trabalhos legislativos. Após passar por uma ampla reforma em toda estrutura física do prédio, a nova sede tem como objetivo oferecer um Poder Legislativo mais atuante, responsável e, principalmente, transparente, além de trazer muito conforto, acessibilidade e agilidade dignos do cidadão cabedelense, entre outras ações.  

Em suas considerações finais, a presidente agradeceu a todos que fazem parte da Câmara Municipal pela credibilidade dos trabalhos desenvolvidos. “Agradeço de coração a todos os funcionários da Câmara Municipal de Cabedelo. Legislativo e Administrativo. Não tenho palavras para agradecer a vocês, porque vocês realmente são as pilastras dessa gestão. Parabenizamos também o nosso prefeito (Vitor Hugo) pela ótima gestão que vem executando em nosso município e a parceria que temos com transparência, atendendo aos nossos projetos. Hoje eu sou uma mulher feliz. Nós somos felizes porque nós sonhamos, nós planejamos e nós realizamos” finalizou

Fonte : Ascom

Publicidade