PBNEWS


Cabedelo

Cabedelo adere à plataforma Conviva Educação de apoio à gestão educacional

Na plataforma, tanto o secretário como os técnicos da Seduc podem encontrar subsídios para dar andamento a projetos locais, programas propostos pelo Ministério da Educação.

27/02/2020 18:54

A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), reuniu os coordenadores pedagógicos para a apresentação do Programa Conviva Educação. Promovido pelos setores de Tecnologia Educacional (STE) e Projetos Educacionais (SPE), o encontro serviu como introdução e formação sobre os recursos de apoio a gestão disponibilizados pela plataforma do programa.

A ferramenta, desenvolvida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), tem por objetivo apoiar os profissionais em vários setores e aspectos da gestão da educação nos municípios, nos quais os profissionais podem obter subsídios de apoio às decisões e compartilhar suas experiências.  A apresentação ficou por conta do articulador da organização no estado, Emerson Junior.

            “Estamos implementando uma plataforma que permite a interligação entre as Secretarias de Educação no Brasil, em que podemos compartilhar ações, conhecer o que está sendo executado em outros município, divulgando nossos trabalhos e mostrando Cabedelo para a Brasil. Tudo o que for executado em nossa Secretaria, tanto no plano geral como nos produzidos nas unidades de ensino, pode ser divulgado na plataforma digital em nível nacional”, comentou a secretária da Educação, Márcia Oliveira.   

            Na plataforma, tanto o secretário como os técnicos da Seduc podem encontrar subsídios para dar andamento a projetos locais, programas propostos pelo Ministério da Educação. “Ela vem facilitar ou viabilizar a comunicação da União Nacional com o município e da cidade com o Brasil. Estaremos interligados e Cabedelo está se inserindo na plataforma para dar mais um passo a frente”, complementou Márcia.           

Apoio à gestão – A plataforma Conviva Educação é um sistema de gestão gratuito voltado ao dirigente de Educação e às equipes técnicas das Secretarias municipais. Ela surge como forma de auxiliar os gestores da educação básica na gestão de recursos financeiros e de pessoal.

Criada há 7 anos, a plataforma disponibiliza o acesso a conteúdos, ferramentas e possibilita a troca de experiências. De acordo com a Undime, 92% dos municípios brasileiros estão cadastrados e acessando os recursos oferecidos.

            “Esse encontro tem um aspecto introdutório aos recursos, potencialidades e possibilidades interativas da plataforma. Em si, ela possibilita o compartilhamento de ações e experiências, onde cada gestor, a partir de sua área, disponibiliza, compartilha e busca apoio para o desenvolvimento de suas atividades. O objetivo, portanto, é otimizar a gestão, gerar experiências exitosas e socializar essas experiências”, comentou Emerson Júnior.

Lá, entre os 12 conteúdos disponibilizados, os gestores encontram materiais destinados a gestão administrativa, alimentação escolar, gestão democrática, estrutura e documentos, orçamentária e financeira, pedagógica, pessoal e transporte escolar.

No tocante aos instrumentos de apoio, a plataforma traz dicas para diferentes áreas de gestão como organização da agenda da Secretaria, Gerenciamento de equipe e planejamento anual. Além de outros segmentos como calendário escolar, elaboração de cardápio, infraestrutura de prédios e organização da rede, convênios, receitas e despesas e rota do transporte escolar.

Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Cabedelo

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS