PBNEWS


Cabedelo

Novembro Azul: Câmara Municipal De Cabedelo Realizou Sessão Especial Que Debateu O Câncer De Próstata, Com O Tema: “Cuidar Da Saúde Também É Coisa De HOMEM”.

Evilásio Cavalcanti, em suas considerações inicias, falou sobre os dados em relação ao câncer de próstata, pontou alguns casos de câncer em pessoas

06/11/2019 15:43

A Câmara Municipal, realizou nesta terça-feira (05), às 20h, sessão especial para promover a abertura das ações relacionadas à Campanha Novembro Azul. Com o tema “Cuidar da saúde também é coisa de HOMEM”, a solenidade, de propositura do vereador Evilásio Cavalcanti, foi extremamente necessária para servir de alerta à população cabedelense. O evento teve a participação de diversas autoridades da cidade e especialistas da área de saúde.

Evilásio Cavalcanti,  em suas considerações inicias,  falou sobre os dados em relação ao câncer de próstata, pontou alguns casos de câncer em pessoas. Evilásio disse que a saúde no município melhorou muito na gestão Vitor Hugo,  e isso tem ajudado no tratamento do câncer de próstata.   O vereador disse ainda, que neste mês de novembro, fiscalizará o andamento  da saúde do município. “Não é fácil. A gente tem que incentivar, tem que buscar, tem que fazer com que os homens consigam entender que (a prevenção) é uma questão de vida ou morte”, afirmou.

 Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) comprovam que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Só em 2018 a estimativa foi de 68.220 novos casos. Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) ocorreram 15.391 mortes relacionadas à doença. São informações muito preocupantes que precisam ser divulgadas para alertar a população.

Dr. Marconi Pereira Marques, diretor administrativo e financeiro do hospital Napoleão Laureano, falou sobre a importância das medidas de prevenção no combate ao câncer de próstata. “O câncer, quando diagnosticado do início tem uma grande capacidade de ser curado. Há um preconceito muito grande dos homens principalmente porque é cultural essa questão de exame de toque, mas esse mês está aí para quebrar esses paradigmas”, ressaltou.

Para Irani Soares, secretária adjunta da Saúde, é necessário que essa preocupação com a saúde do homem seja mantida com políticas de incentivo. “Estaremos trabalhando esse mês todo para cada vez mais divulgar essas estratégias e esperar que realmente os companheiros homens entendam a importância de se cuidar”, disse.

O vereador Janderson Brito,   destacou a importância da sessão solene , que essas ações demonstra que a Câmara de Cabedelo,  tem sim,  à  preocupação com políticas públicas , de forma que está sendo analisado, a possibilidade de adesão a campanha de ajuda ao Laureano, bem como fez o prefeito Vítor Hugo,  com o repasse de 120 mil reais ano para o Hospital.  Ao término, o vereador pediu aos homens que façam o exame do toque,  porque é importante, e salva vidas, até porque,  esse tabu precisa ser quebrado, parabenizou o vereador Evilásio Cavalcanti, e encerrou sua fala.

A secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro, destacou que esse tema deve ser abordado nas unidades de ensino de Cabedelo para educar os jovens sobre essa necessidade de prevenção. “É muito importante que isso se estenda às escolas para pegar essa faixa etária e conseguir fomentar isso e, com certeza, amanhã teremos homens bem mais conscientes do que nós temos hoje”, declarou.

Ao final dos debates o vereador Evilásio Cavalcanti agradeceu a presença de todos e assegurou que os trabalhos de fiscalização seriam intensificados para que a Campanha Novembro Azul tenha realmente o significado merecido.






Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS