PBNEWS


Cabedelo

I Torneio de Robotrônica acontece nesta sexta-feira e vai envolver 128 alunos de 11 escolas municipais

O Torneio tem por objetivo estimular a criatividade, o espírito de colaboração esportivo e o domínio da tecnologia. A iniciativa busca motivar e estimular alunos e professores no uso da robótica educacional.

28/11/2019 10:24

A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por meio da Secretaria de Educação e o Setor de Tecnologia da Educação (STE), promove, nesta sexta-feira (29), o I Torneio Municipal de Robotrônica. O evento acontece a partir das 9h no Ginásio de Camalaú e vai envolver 128 alunos de 11 escolas municipais.

O Torneio tem por objetivo estimular a criatividade, o espírito de colaboração esportivo e o domínio da tecnologia. A iniciativa busca motivar e estimular alunos e professores no uso da robótica educacional.

            A competição vai envolver três categorias: Entrega de Suprimentos – desafio que consiste na entrega de medicamentos para uma unidade hospitalar em uma hipotética situação de socorro; Operação de Limpeza – na qual o modulo robótico tem como missão remover entulhos e obstáculos para realizar uma operação de resgate; e Resgate –  baseada na prova prática da Olímpiada Brasileira de Robótica, em que o robô completamente autônomo deve localizar uma vitima sem interferência humana.

            Serão cinco arenas de competição, sendo 3 para modalidade Resgate, 01 para operação limpeza e 01 para entrega de suprimentos. Cada equipe vai competir 3 vezes, sendo cada rodada um nível de dificuldade diferente. A competição busca similar um ambiente de desastres em que cada modalidade representa um desafio a ser superado pelos competidores.

“O propósito da competição será o de desenvolver habilidades como resiliência, trabalho em equipe e capacidade de superar desafios. Esse torneio é uma oportunidade dos alunos não só competirem entre si, mas construir um ambiente saudável de colaboração e competição. O Torneio buscou ser inclusivo, criando a oportunidade para que todos os alunos pudessem participar”, enfatizou o treinador Luciano Pinto.

Serão 128 equipes participando o Torneio e um cuidador (membro auxiliar de equipe), de 11 escolas:

– Placido de Almeida

– Elizabeth Ferreira

– Maria das Graças Rezende

– Vereador Pedro Américo

– Miranda Burity

– Marizelda Lira

– Paulino Siqueira

– Rosa Figueiredo

– Adolfo Maia

– Maria Pessoa

– Centro Integrado Imaculada Conceição

Fonte : Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Cabedelo

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS