PBNEWS


Cabedelo

Programa Investe Turismo é lançado em Cabedelo, uma das três cidades paraibanas beneficiadas com a iniciativa federal

A iniciativa conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

02/10/2019 08:47

Cabedelo é uma das três cidades paraibanas selecionadas pelo governo federal para fazer parte do programa “Investe Turismo – Parcerias para transformar destinos”, projeto do Ministério do Turismo que busca desenvolver políticas públicas para fomentar a atividade turística local. O lançamento do projeto em Cabedelo aconteceu nesta terça-feira (1º), no Centro Cultural Mestre Benedito, e contou com a participação do prefeito Vitor Hugo.

A iniciativa conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Investe visa aumentar a qualidade e a competitividade em rotas turísticas no Brasil, com foco na geração de empregos e renda para a população. Na Paraíba, o programa pretende, ainda, contemplar uma rota agregando a cadeia produtiva das cidades de João Pessoa, Conde e Cabedelo.

“Estou muito feliz e, desde já, agradeço aos representantes dos órgãos parceiros por nos trazerem os projetos e aos empreendedores da cidade por acreditarem neles. Sou um visionário com muitos sonhos e que gosta de trabalhar pela realização desses sonhos. Não dá para entender como, em mais de 50 anos, não se pensou em alavancar o turismo dessa cidade. Nós temos muita coisa para fazer. Essa nossa gestão tem a visão transformadora e quer organizar Cabedelo de ponta a ponta para poder receber mais investimentos nesse setor. Somos trabalho e vamos atrás de fazer acontecer, é preciso acreditar sempre”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

O Investe Turismo selecionou 30 rotas turísticas estratégicas no Brasil, que englobam 158 municípios das 27 unidades da Federação. O investimento inicial será de R$ 200 milhões. As rotas turísticas selecionadas receberão ações organizadas em quatro linhas de trabalho, que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; passando pela melhoria dos serviços e atrativos turísticos com foco especial nas micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; até a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

“Estou feliz de voltar a Cabedelo e de aceitar esse desafio, porque o potencial dessa cidade é tremendo, é incontestável. Para onde se olha, se enxerga turismo. Através da gastronomia e da cultura, que são o carro chefe daqui, Cabedelo ainda terá o reconhecimento que merece. Estando alinhados governo federal, estadual, municipal, Sebrae e, principalmente, a iniciativa privada. Em breve, estaremos colhendo bons frutos e entregando uma rota estruturada com produtos bem desenvolvidos, transformando a realidade de nosso público”, explicou o analista técnico do Sebrae-PB e gestor do Investe Turismo na Paraíba, Marcílio Santos.

As cidades paraibanas contempladas pelo Investe Turismo integram o Polo Costa das Piscinas. Para quem gerencia no Estado e no Município, a inclusão de Cabedelo no projeto demonstra o potencial que a cidade tem nessa área. Segundo eles, a iniciativa do Governo Federal em apostar nisso também será de uma importância suprema para que a cidade se notabilize ainda mais no cenário turístico nacional.

“Hoje a noite é festiva, este será mais um desafio. No turismo, nós travamos diariamente uma grande batalha de trabalhar projetos de estruturação e muitas vezes fazemos essa construção de forma invisível. Embora ainda existam muitos vazios que precisam ser estruturados, essa gestão tem procurado melhorar a cidade de dentro para fora. A gente quer preparar, planejar e qualificar a oferta, além de criar e fortalecer rotas turísticas. Precisamos integrar roteiros, produtos e serviços dentro do mercado turístico de Cabedelo” acrescentou a secretária de Turismo, Vera Simões.

Participações – O lançamento do Investe Turismo em Cabedelo contou com a participação  da jornalista especializada em Turismo e Gerente Executiva do Turismo na Paraíba, Alessandra Lontra; do gerente geral do BNB Cabedelo, Marco Antônio Ribeiro Cavalcante; do gerente da Agência Regional do Sebrae João Pessoa, Franco Fred; e do secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS