PBNEWS


Cabedelo

Cabedelo abre mês de combate e prevenção ao câncer de mama com VI Fórum Outubro Rosa

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), realizou, nesta terça-feira (1º), o VI Fórum Outubro Rosa, evento que abriu a programação do mês dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de mama em Cabedelo. O Fórum, que aconteceu no Cabedelo Clube, teve como tema “Deixe […]

01/10/2019 14:05

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), realizou, nesta terça-feira (1º), o VI Fórum Outubro Rosa, evento que abriu a programação do mês dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de mama em Cabedelo.

O Fórum, que aconteceu no Cabedelo Clube, teve como tema “Deixe essa ideia bater mais forte no seu peito! O cuidado que salva”. A programação do encontro contou com palestras, homenagens e depoimentos sobre a importância da prevenção através do autoexame, realização da mamografia e a prática de hábitos alimentares saudáveis.

“É uma satisfação poder estar aqui, após um ano, participando de mais um Fórum Outubro Rosa. É um prazer estar à frente de um evento que permite às pessoas conversar sobre uma questão tão séria quanto o câncer de mama. É um seminário importante que traz a discussão, o alerta e as experiências vividas pelas mulheres que passaram pelo problema. É importante a participação das pessoas e as mensagens que ficam”, declarou o prefeito Vitor Hugo.

O Fórum é uma realização da SEPM que, ano a ano, se esforça em realizar um evento dinâmico, informativo e que sirva de alerta sobre a importância de prevenir o câncer de mama.

“Temos que agradecer a participação das mulheres cabedelenses em um evento tão importante, que tem objetivo de alertar as mulheres para a prevenção ao câncer de mama, com orientações e cuidados. Ele faz parte da programação do mês e representa a oportunidade de discutir e, sobretudo, gerar a conscientização para o problema. É importante as pessoas estarem aqui e serem multiplicadoras dos conhecimentos aqui adquiridos”, comentou a secretária da Mulher, Priscilla Resende.

Programação – A palestra do dia foi proferida pela mastologista Rafaela Montenegro, que falou mais acerca do câncer de mama, sua incidência, prevenção e cuidados.

“Uma em cada oito mulheres que vive até os 75 anos terá câncer de mama. Daí a importância de se discutir o tema, de trazer informações à população sobre cuidados e, sobretudo, prevenção, através de exames como a mamografia”, disse a médica.

Em seguida, foi a vez do depoimento de Helen Maria Nascimento, sobre como enfrentou a doença. Por fim ,a psicóloga Maria Bernadete Pessoa fechou o evento, trazendo a importância da autoestima para vencer a doença.

Durante o Fórum, os participantes também puderam desfrutar de um espaço de beleza com maquiagens, esmaltação de unhas e auriculoterapia. Também de conhecer e adquirir produções do grupo de artesãs Ondinas de Cabedelo. A Secretaria de Saúde pôs a disposição das participantes de um carro móvel de serviços com testes rápidos e distribuição de preservativos.

O encerramento da campanha Outubro Rosa em Cabedelo será no dia 31 de outubro, quando acontece um superaulão de Ritmos na praia de Intermares, seguido por um café da manhã. Na ocasião, a Sescab também estará presente, ofertando serviços de verificação de pressão arterial, testes rápidos e de glicemia e distribuição de preservativos.–

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS