PBNEWS


Cabedelo

Desfile Cívico no Renascer reúne centenas de pessoas em homenagem à Pátria

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) deu início, neste domingo (1), às comemorações alusivas ao 7 de setembro.  Pela manhã, às 8h, o prefeito Vitor Hugo participou do Hasteamento da Bandeira, que acontece tradicionalmente todos os anos, na Praça do Marinheiro, no Centro da cidade. À tarde, foi a vez de escolas e Bandas Marciais […]

02/09/2019 09:02

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) deu início, neste domingo (1), às comemorações alusivas ao 7 de setembro. 

Pela manhã, às 8h, o prefeito Vitor Hugo participou do Hasteamento da Bandeira, que acontece tradicionalmente todos os anos, na Praça do Marinheiro, no Centro da cidade.

À tarde, foi a vez de escolas e Bandas Marciais desfilarem pelas ruas do bairro do Renascer em homenagem à Pátria Mãe. 

“Esse é um momento para comemorar o fortalecimento da democracia que foi conquistada com tanto sacrifício, tanto suor. Aproveito a oportunidade para parabenizar a Secretaria de Educação pela organização desse evento no Renascer, um momento de muita importância e de muita valia para a comunidade e para os todos brasileiros. Dá para perceber que é um trabalho feito com amor e dedicação”, destacou o prefeito Vitor Hugo. 

O desfile do Renascer contou com a participação de 22 instituições dentre escolas particulares, creches, grupos culturais, escolas municipais e estaduais. As agremiações foram acompanhadas por 6 bandas marciais convidadas.

O desfile de 7 de setembro é uma tradição e pode ser considerada uma das datas mais comemoradas pela população, que vai às ruas prestigiar o momento de celebração histórica. A Secretaria de Educação fica responsável pela organização do desfile, mas outras Secretarias também estão diretamente envolvidas no evento. Na coordenação geral, estavam os secretários Márcia Moreira e Alsony Meireles (adjunto), que falaram sobre o tempo de preparação para os desfiles.

Cada escola se baseia nos projetos que estão sendo executados, as nossa com foco no Ano Cultural, mas tratando de literatura, robótica, meio ambiente, empreendedorismo, cultura popular, esportes, mensagens de otimismo e também trazendo muita alegria, bailarinas, palhaços numa grande festa. E assim, a comunidade consegue visualizar o trabalho através do desfile cívico”, destacou a secretária Márcia.

O desfile do Renascer congregou as escolas localizadas entre aquele bairro e o Jacaré, e teve como percurso as ruas Ascendino Anselmo Rodrigues, Santo Antônio e São José. “É um trabalho grandioso e em conjunto que envolve muitas secretarias municipais, 70 profissionais da SEDUC, cerca de 400 educadores e aproximadamente dois mil e quinhentos alunos no total. No Renascer é maravilhoso porque a aceitação da população é fantástica”, ressaltou o secretário adjunto, Alsony Meireles.

A professora Lucyenne Elisiário, responsável pelo setor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola municipal Elisabeth Ferreira conduziu alunos com deficiência por todo o desfile e elogiou a organização e também a comunidade do Renascer. “O desfile foi maravilhoso, principalmente para os nossos alunos. Foi muito rápido e não foi cansativo, além disso, a população do Renascer é muito participativa e vibrante”.

E a população foi mesmo às ruas prestigiar o desfile, e elogiou a beleza e a organização de tudo. Seu Mário Silva, comerciário, assiste ao desfile na frente de sua residência há 15 anos. “Ver o desfile passando na porta de casa, não tem preço. Minha neta passou toda feliz gritando meu nome”. 

Instituições participantes – Participaram do Desfile Cívico do Renascer, na ordem:

Banda Afonso Pereira;

Instituto Educacional Escola Mágica;

Centro Educacional Doce Mel;

Banda Marcial Mário Andreazza;

Centro Educacional Primeiro Passos;

Centro Educacional Francisco de Souza;

Grupo Xaxado Infantil;

Banda Dom Helder Câmara;

Creche Municipal Santa Bárbara;

Creche Municipal Josefa Régis;

Banda João Santa Cruz;

Escola Municipal Hildebrando da Silva;

Escola Municipal Maria José Verísimo;

Escola Municipal Maria das Graças Rezende;

Banda Marcial Duque de Caxias;

Escola Municipal Vereador Pedro Américo;

Escola Municipal Plácido Almeida;

Orquestra de Metais e Percussão;

Escola Municipal Elizabeth Ferreira;

Escola Estadual Augusto Severo; 

Escola Estadual Abreu e Lima. 

Independência – O desfile da Independência, dia 7 de setembro –  cujo percurso vai das proximidades da Secretaria de Educação e Centro Imaculada Conceição à Praça Getúlio Vargas –, reunirá 61 instituições, entre Corporações Militares, Escolas Municipais, Estaduais e Particulares, Entidades Civis e representações das Secretarias Municipais. 

As solenidades serão iniciadas às 15h, com a revista às tropas militares pelo prefeito Vitor Hugo. 

A partir das 13h do dia 7, a Semob estará interditando as avenidas Pastor José Alves de Oliveira e Duque de Caxias e orientando os moradores sobre vias alternativas. Ao todo, 38 colaboradores da Semob irão trabalhar no dia para evitar transtornos e garantir a organização do tráfego até às 19h, horário previsto para encerramento do evento.

Das 13h às 21h do dia 7 de setembro, as linhas 5101 (Cabedelo Direto) e 5103 (Poço/Bessa) mudarão de itinerários, tendo a viagem iniciada na Praça Venâncio Neiva e circulação nas Ruas Ismael Farias, Pedro Aleixo de Moura, Juarez Távora, Pedro Silva Coutinho e Av. São Sebastião, seguindo, a partir daí, seu percurso normal. 

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS