PBNEWS


Cabedelo

Cabedelo realiza Dia D de vacinação antirrábica neste sábado

meta é vacinar 5 mil cães e gatos, Devem ser vacinados animais a partir de 3 meses de idade e não há restrições em animais gestantes e idosos.

12/09/2019 15:13

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), através da Coordenação de Zoonoses, realiza, neste sábado (14), o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. A mobilização será realizada em todas as Unidades de Saúde do Município, incluindo a Policlínica e a Sescab, das 8h às 17h.

A meta é vacinar 5 mil cães e gatos. Devem ser vacinados animais a partir de 3 meses de idade e não há restrições em animais gestantes e idosos.

A raiva é uma doença infecciosa aguda, transmitida ao homem por vírus, por meio de mordeduras, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais contaminados, provocando uma encefalite viral aguda. A doença acomete o sistema nervoso central levando a óbito em curto espaço de tempo e é letal em quase 100% dos casos. Não há casos recentes de raiva canina em Cabedelo.

“No ano passado tivemos a ocorrência de 10 casos de raiva em humanos no município de Melgaço, no Pará e um total de 11 casos de raiva em cães e gatos no Brasil. A raiva é uma doença que não tem cura, ela é letal em quase 100% dos casos. Apenas quatro pessoas sobreviveram em todo o mundo, mas elas ficaram com sequelas, então é extremamente importante a prevenção e a vacina é a forma mais eficaz de prevenir”, alertou o coordenador da Zoonose em Cabedelo, Rodrigo Guimarães. 

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS