PBNEWS


Cabedelo

Cabedelo promove ações de conscientização para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo

O objetivo da ação foi informar à comunidade os serviços oferecidos pela Prefeitura para acolher os fumantes que queiram largar o vicio do cigarro, além de promover a conscientização para os perigos decorrentes do uso continuado do tabaco.

29/08/2019 17:59

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sescab), realizou, nesta quinta-feira (29), o lançamento do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo e ações de conscientização sobre os malefícios do cigarro. A atividade aconteceu no Centro Municipal de Saúde Leonardo Mozart (Policlínica) e marcou a passagem do Dia Nacional de Combate ao fumo – 29 de agosto.

O objetivo da ação foi informar à comunidade os serviços oferecidos pela Prefeitura para acolher os fumantes que queiram largar o vicio do cigarro, além de promover a conscientização para os perigos decorrentes do uso continuado do tabaco.

“Quando pensamos em promoção da saúde pública se faz necessário prestarmos atenção em todos os elementos que contribuem para a ocorrência de doenças, sobretudo aquelas que podem levar a morte, como o fumo. Seguimos um calendário recomendado pelas autoridades de saúde, mas mantemos uma vigilância permanente, seja acolhendo e apoiando as pessoas que queiram largar o vicio, seja também promovendo a conscientização da comunidade para esses riscos”, declarou o vice-prefeito, Aguinaldo Silva.

A programação do evento trouxe para os participantes uma série de palestras com profissionais da área de pneumologia, psicologia, odontologia e nutricionista; auriculoterapia, oferta de testes rápidos e atendimento de enfermagem. Como atrações culturais, a participação do Coral de Laringectomizados, do Hospital Napoleão Laureano, e a Banda do Caps.

“Aproveitamos o dia de hoje para fazer o relançamento do programa de combate ao fumo no município e convidamos toda a população para mostrar todo o nosso trabalho nesse novo projeto e, com isso, dar andamento ao sonho daquelas pessoas que já passaram por um processo difícil, nos colocando de prontidão para auxiliá-los. Montamos uma nova equipe e estamos dando andamento a um serviço importantíssimo. Nesse aspecto, o dia é importante para dar visibilidade ao trabalho que desenvolvemos em prol da saúde do cidadão cabedelense”, declarou a gestora da policlínica, Karine Sousa.

Serviço Municipal – O Programa de Controle do Tabagismo, iniciativa do Governo Federal desenvolvida nos município, tem como objetivo ajudar fumantes a abandonar o vício com apoio médico e terapêutico. O grupo é composto por pneumologista, psicólogo, nutricionista e educador físico.

“O programa é ofertado de forma integral. O usuário que deseja participar passa primeiramente por uma triagem para diagnosticarmos como está a saúde clinica dele. Daí, dependendo da necessidade específica, são direcionados para as especialidades disponíveis que temos na Policlínica, como gastro, psiquiatria, psicologia ou nutricionista. Também realizamos o acolhimento e o direcionamos para algumas terapias como acupuntura, terapia bionergética, entre outras atividades. Os pacientes também são estimulados a manter hábitos saudáveis, por meio da prática de atividades físicas”, explicou a fonoaudióloga Bianca Carneiro.

A reativação do serviço em Cabedelo traz de volta o apoio necessário para quem quer largar o vicio. As primeiras pessoas a ingressarem já apresentam resultados positivos, como é o caso de Ana Cláudia da Silva Sousa.

“Fui fumante durante 20 anos e há mais ou menos 6 meses decidi parar e o melhor lugar que encontrei, graças a Deus, foi aqui na Policlínica. Os profissionais me receberam muito bem e agora estou em manutenção, usando um adesivo. Difícil é, mas não impossível. Me acolheram muito bem, não me julgaram e foi o melhor apoio que encontrei, respeitaram meu tempo e hoje estou a zero de consumo de cigarro”.

Os fumantes interessados em participar do Centro de Referência de Controle do Tabagismo podem buscar o serviço pessoalmente na Policlínica. Os encontros são realizados às quintas-feiras, a partir das 13h. Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone (83) 3250.3185.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS