PBNEWS


Cabedelo

Cabedelo realiza Fórum Comunitário Selo Unicef e debate ações em prol das crianças e adolescentes

O selo Unicef tem por objetivo, através do trabalho integrado entre as Secretarias municipais, a promoção da melhoria dos índices relacionados a crianças e adolescentes no município, como a atenção à primeira infância, o registro civil e a evasão escolar.

31/07/2018 17:49

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira (31), no Cabedelo Clube, o I Fórum Comunitário Selo Unicef Edição 2017-2020. O encontro serviu para debater a situação das crianças e adolescentes que vivem em Cabedelo, os serviços de atenção a este grupo etário, bem como as metas a serem atingidas para receber o Selo Unicef.

Na parte da manhã, a programação do Fórum constou de apresentações da metodologia do Selo, do Diagnóstico da situação das crianças e adolescentes de Cabedelo e da proposta de Ação do Núcleo de Apoio ao Adolescente (Nuca). O período da tarde foi reservado para os trabalhos em grupo e para debater os temas expostos.

“Não tem como abrir mão do Selo Unicef, pois trata-se de uma iniciativa que confere qualidade ao município pelo trabalho realizado com crianças e adolescentes. São metas e objetivos que temos que perseguir e investir na juventude, começando da educação com investimentos na infraestrutura das escolas, na qualificação e valorização dos professores. Além disso, o trabalho integra outros áreas que não podemos deixar de lado, como a melhoria dos índices da saúde infantil, na qualificação dos jovens para o mercado de trabalho e na políticas de inclusão”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.

O encontro reuniu representantes do Nuca, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), dos poderes Executivo e Legislativo e da sociedade civil.

“É com muita alegria que estamos mais um ano aqui para tratar de mais uma conquista do Selo Unicef. Esse Fórum é muito importante, porque estamos construindo a juventude de Cabedelo de uma forma diferente. De maneira que os nossos jovens sejam mais participativos, mais ativos e que consigamos, também, a partir do empenho e do tempo em que vamos realizando nossos feitos, fazer com que essas crianças e adolescentes sejam reconhecidos em sua cidadania”, comentou a secretária da Educação, Priscila Dias.

A articuladora do Selo Unicef em Cabedelo, Nadja Santos, destacou a importância da realização do Fórum na articulação dos vários setores sociais, reiterando o compromisso do município com a juventude. Acentuou, também, o papel estratégico na luta na busca pela melhoria dos índices e na construção de uma sociedade mais sustentável.

“É a oportunidade dos participantes sugerirem, exporem suas necessidades e opinarem com relação aos indicadores da situação de crianças e adolescentes no município. É o momento ímpar para reunirmos representantes dos Conselhos, das Secretarias, das associações comunitárias, crianças e pais que vêm dar sua contribuição nas discussões”, declarou.

O selo Unicef tem por objetivo, através do trabalho integrado entre as Secretarias municipais, a promoção da melhoria dos índices relacionados a crianças e adolescentes no município, como a atenção à primeira infância, o registro civil e a evasão escolar. Participam da comissão do selo representações das Secretarias de Educação, Saúde, Ação Social, Comunicação, Cultura e Esporte.

“O Fórum comunitário é um momento de participação social, no qual a comunidade vai contribuir na construção do Plano de Ação pelos direitos das crianças e adolescentes, e o CMDCA está colaborando nesse processo de avaliação para que nosso município receba o selo Unicef em sua 4ª edição. O selo é um reconhecimento significativo dado a todo o município que implementa politicas públicas em favor da criança e do adolescente, por isso a importância desse dia para Cabedelo”, comentou a representante do CMDCA no evento, Berta Maribondo.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS