PBNEWS


Cabedelo

Prefeitura apresenta programação cultural para a Festa do Padroeiro da cidade

O evento terá uma estrutura montada na Praça Getúlio Vargas para abrigar a programação profana que servirá como complemento das atividades religiosas e culturais já divulgadas pela Paróquia.

06/06/2018 14:45

Pela primeira vez, a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por intermédio da Secretaria de Cultura (Secult), apoiará de forma substancial a realização da Festa ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município, que acontece a partir desta quinta-feira (7) até o domingo (10), feriado municipal em homenagem à data.

O evento terá uma estrutura montada na Praça Getúlio Vargas para abrigar a programação profana que servirá como complemento das atividades religiosas e culturais já divulgadas pela Paróquia.

No palco, atrações locais como a banda de reggae Digzin, Deborah Diby e Banda, grupo de chorinho Os Prateados, trio de forró pé de serra Chico Novo, Balé Municipal e ainda apresentação do ator Alessandro Tcchê.

Desde que a data foi instituída, a festa do padroeiro tem sido tradicionalmente promovida pela Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Cabedelo. Durante os festejos, os fieis se organizam e realizam um evento beneficente em prol das ações e serviços da Igreja Matriz e do Centro Pastoral. Antes, a iniciativa contava apenas com o apoio logístico da Prefeitura, mas, este ano, por iniciativa do prefeito Vitor Hugo, receberá uma atenção especial.

“A ideia é levar à rua a divulgação de nossa cultura e de nossa fé, democratizando e fazendo as pessoas refletirem sobre a importância e o significado de valorizarmos e conhecermos nossa história, nossas tradições. Será uma festa muito bonita, com uma programação diversificada para todas as famílias”, destacou Vitor.

Programação – Com o tema “Coração de Jesus, Esperança e Luz”, a festa será realizada de 7 a 10 de junho e a programação religiosa terá celebração da Santa Missa a partir das 19hs de quinta (7) a sábado (9); e uma programação mais completa no domingo (10), a partir das 9h, incluindo a procissão (16h), duas celebrações (9h e 17h) e uma feijoada beneficente (10h).

Após as atividades religiosas, terá início a programação cultural na Praça Getúlio Vargas: na quinta (7) e sexta (8), das 20h30 às 22h; no sábado, das 20h30 às 00h30; e no domingo das 18h às 22h.

De acordo com o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo, com o apoio da PMC, essa comemoração tende a crescer mais e ganhar seu espaço no calendário de eventos do município.

“A festa desse dia tão especial foi sempre muito restrita e tinha apenas caráter religioso e com algumas apresentações culturais. A nossa intenção é resgatar a importância dessa comemoração e incluí-la no calendário de eventos culturais de nossa cidade, dando um apoio mais efetivo à comunidade religiosa e atraindo mais a participação da sociedade cabedelense”.

Para Fátima Pereira, integrante do grupo do apostolado da oração e da comissão organizadora da festa, o apoio da Prefeitura vai servir para que todos conheçam e celebrem o padroeiro da cidade.

“Sempre é prazeroso planejar a festa do padroeiro, querendo sempre fazer o melhor para homenageá-lo. Precisamos fazer com que todo cabedelense saiba realmente quem é o nosso padroeiro e procurem amá-lo. Com certeza chegaremos a atingir esse objetivo, principalmente agora, com o apoio que o prefeito nos deu, através das Secretarias de Cultura e Comunicação”, disse.

Sagrado Coração de Jesus – Segundo o costume católico, patrono, orago ou padroeiro é um santo ou anjo a quem é dedicada uma localidade, associação, templo, causa e até a profissão. E o santo padroeiro do município de Cabedelo, escolhido pelo grupo de apostolado da oração, antes mesmo da construção da Igreja Matriz em 1951, é o Sagrado Coração de Jesus.

O feriado é móvel em todo o mundo, mas, em Cabedelo, tornou-se um feriado municipal fixo no dia 10 de junho desde a publicação da Lei Municipal nº 1.402, de 4 de abril de 2008.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS