PBNEWS


Cabedelo

PMC celebra padroeiro da cidade com quatro dias de comemorações culturais na Praça Getúlio Vargas

Pela primeira vez desde que foi instituído o feriado municipal em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, os fiéis celebraram a data com uma programação diversificada, reunindo fé, devoção e cultura na Praça Getúlio Vargas. Em parceria com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Prefeitura Municipal disponibilizou toda a estrutura para […]

11/06/2018 14:50

Pela primeira vez desde que foi instituído o feriado municipal em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da cidade, os fiéis celebraram a data com uma programação diversificada, reunindo fé, devoção e cultura na Praça Getúlio Vargas. Em parceria com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Prefeitura Municipal disponibilizou toda a estrutura para os quatro dias de apresentações artísticas e culturais, complementando o calendário cristão dedicado à data.

A programação foi encerrada ontem (10), Dia do Padroeiro, com a escolha do pequeno Ian Miguel como Príncipe da Festa, com participação do grupo cabedelense Os Gonzaguinhas, seguida pela apresentação da cantora Deborah Dibby. As celebrações, no entanto, começaram desde cedo, às 9h, com a Santa Missa, seguida por uma feijoada beneficente e a tradicional procissão em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.

“Apoiar e incentivar comemorações como essas se faz necessário para aproximar as pessoas de nossas tradições mais importantes e resgatar o amor e o orgulho por nossa história, por nossa cultura, por nosso padroeiro. Poucas pessoas sequer sabiam ou conheciam a história do Sagrado Coração e, com essa programação que a Prefeitura preparou em parceria com a paróquia, pudemos nos aprofundar e nos aproximar ainda mais de nossa fé”, destacou o prefeito Vitor Hugo.

Segundo o costume católico, patrono, orago ou padroeiro é um santo ou anjo a quem é dedicada uma localidade, associação, templo, causa e até a profissão. E o santo padroeiro do município de Cabedelo, escolhido pelo grupo de apostolado da oração, antes mesmo da construção da Igreja Matriz em 1951, é o Sagrado Coração de Jesus.

O feriado é móvel em todo o mundo, mas, em Cabedelo, tornou-se um feriado municipal fixo no dia 10 de junho desde a publicação da Lei Municipal nº 1.402, de 4 de abril de 2008.

“Realizamos uma festa social e contamos com a participação e o apoio da Prefeitura e da comunidade. E tudo isso foi muito bom para o povo de Cabedelo. Lembro ainda que foi com a minha chegada aqui, com o objetivo de tornar o dia mais visível, que instituímos o dia 10 de junho como o dia do Coração de Jesus já que, pelo calendário religioso, a data é móvel. Tivemos uma celebração abençoada, graças a Deus”, disse Padre da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Evandro Belarmino.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS