PBNEWS


Cabedelo

V Fórum da Mulher acontece nesta quinta com homenagens e debate sobre empoderamento feminino

Seguindo a tradição de dar destaques às mulheres que fazem história em Cabedelo, o V Fórum prestará homenagens à artista Têca do Coco, à professora Rejane Viana e à líder comunitária do Jardim Manguinhos, Maria da Gloria.

14/03/2018 14:57

A Secretaria de Politicas Públicas para as Mulheres (SEPM) promove, no próximo dia 15, o V Fórum da Mulher. O evento, que há quatro anos faz parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher – 08 de março, acontece no Cabedelo Clube e discutirá a questão do empoderamento feminino sob o tema “Mulher empoderada floresce”.

A temática central será apresentada e discutida em palestra a ser proferida pela secretária da Mulher, Mônica Pimentel. O evento também será marcado pelo lançamento do projeto Florescer, que busca a confecção e a distribuição de próteses mamárias e turbantes às mulheres vítimas do câncer de mama, e da 3ª edição do Ondinas de Cabedelo.

“Nessa edição do Fórum, a SEPM resolveu trazer para a discussão a questão do empoderamento feminino, a partir de reflexões sobre a participação cada vez mais ativa delas na sociedade e no enfretamento dos problemas do cotidiano, como a violência doméstica e os desafios do mercado de trabalho. Essas discussões envolvem questões relativas à autonomia feminina, à ética na convivência e, sobretudo, à determinação das mulheres que lutam pelos seus direitos em todas as situações”, declarou a secretária Mônica.

Homenagens – Seguindo a tradição de dar destaques às mulheres que fazem história em Cabedelo, o V Fórum prestará homenagens à artista Têca do Coco, à professora Rejane Viana e à líder comunitária do Jardim Manguinhos, Maria da Gloria.

Terezinha da Silva Carneiro, a Têca do Côco, tem 77 anos. Filha do Mestre Benedito (doqueiro) e de dona Domerina (Merendeira), ambos já falecidos, Têca é mestra cultura e tem como herança, junto com sua família, a coordenação do grupo cultural de Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito, que estão sendo preservados há mais de 60 anos. Com esse trabalho, Teca e seu grupo já gravaram um CD e um DVD, reconhecidos através do Prêmio Culturas Populares 2007.

A professora Rejane Viana do Nascimento tem 73 anos e se dedica à área educacional desde a adolescência. Já foi diretora da Escola Estadual Imaculada Conceição; diretora do Grupo Escolar Robson Espíndola; vice-diretora da Escola Estadual José Guedes Cavalcanti; presidente do Cabedelo Clube; assessora da Fundação Fortaleza de Santa Catarina; e chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Cabedelo. Também já ocupou diversas funções na Secretaria de Educação do Município e do Estado da Paraíba. Em 2003, recebeu o Prêmio de Incentivo à Educação das mãos do então presidente da República Fernando Henrique Cardoso, como destaque na coordenação estadual. Rejane também está ligada a movimentos sociais, religiosos e culturais e, atualmente, atua como amiga da escola (voluntária) na Escola Municipal Rosa Figueiredo de Lima.

Funcionária Pública aposentada, Maria da Glória Feitosa da Silva tem 47 anos e é natural de Bayeux. Há 8 anos, Glória atua como presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Manguinhos. Além disso, ela é membro do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Municipal dos Idosos, e do Conselho Municipal da Educação. Glória é uma grande incentivadora e promotora dos eventos do bairro Jardim Manguinhos, a exemplo da festa das Mães, Pais e Crianças, e da festa do padroeiro Bom Jesus Ressuscitado, que acontece anualmente no mês de abril.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS