PBNEWS


Cidades

Fetronor expressa condolências por falecimento de esposa do presidente da CNT

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste manifestou profundo sentimento de pesar ao presidente da Confederação Nacional dos Transportes, Clésio Andrade, pela súbita e irreparável perda, ontem, de sua esposa, Adriene Barbosa de Faria Andrade. “A Fetronor expressa as mais profundas condolências e roga a Deus que conforte os familiares da Sra.

17/04/2018 17:15

A Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste manifestou profundo sentimento de pesar ao presidente da Confederação Nacional dos Transportes, Clésio Andrade, pela súbita e irreparável perda, ontem, de sua esposa, Adriene Barbosa de Faria Andrade.

“A Fetronor expressa as mais profundas condolências e roga a Deus que conforte os familiares da Sra. Adriene Andrade, elevada a um plano superior, na certeza de que Ele a recebeu de braços abertos e lhe entregou com carinho o lugar que lhe reservou”, afirmou, consternado, o presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras.

Trajetória

Nascida em Boa Esperança (MG), Adriene foi a primeira de três filhos do casal Joel Neto Faria e Dalma Barbosa Faria. Era mãe de Diego Barbosa de Faria Brito e Bruna Barbosa de Faria Brito.

Graduada em Direito pela Faculdade Milton Campos, ocupou diversos cargos públicos relevantes, dentre eles, o de Prefeita do município de Três Pontas (MG) ede Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), por dois mandatos. Foi presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Três Pontas, além de delegada regional e membro do Conselho de Administração da Federação Estadual de APAE’S, atuando por 14 anos em defesa de políticas públicas para portadores de necessidades especiais.

Ela foi ainda membro titular do Conselho do Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS) e do Conselho Municipal de Assistência Social por vários mandatos. Atuou, em sua juventude, em movimentos políticos estudantis, tendo sido Presidente do Grêmio Estudantil por três mandatos.

Pioneirismo

Primeira mulher eleita prefeita de Três Pontas (MG), para o mandato 2001/2004, Adriene iniciou um forte processo de industrialização do município. Participou ativamente de movimentos em prol da cafeicultura e implantou diversos programas de modernização administrativa.

Também foi a primeira mulher eleita Presidente da Associação Mineira deMunicípios (AMM), onde, em dois mandatos, implementou profunda reforma gerencial integrando, de forma inovadora, os 853 municípios mineiros. Em sua gestão, a AMM adquiriu força política e tornou-se polo disseminador deaperfeiçoamento da gestão pública.

Reconhecimento profissional

Ao longo de sua vida pública, Adriene Barbosa de Faria Andrade foi condecorada comimportantes insígnias, entre elas o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmim, a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo e a Medalha do Grande Mérito Municipalista.

Nomeada Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Adriene Barbosa de Faria Andrade tomou posse no dia 10 de novembro de 2006. Foi Corregedora da Corte no biênio 2009/2010 e Vice-Presidente no biênio 2011/2012.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS