PBNEWS


Cidades

Academia de Administração enaltece empreendedorismo exitoso de mulheres simples

Casos exitosos de empreendedorismo feminino foram objeto de palestra e talk-show promovidos sábado, em João Pessoa, pela Academia Paraibana de Ciência da Administração, sob o tema “Mulheres que fazem a diferença”. Nesse sentido, a professora universitária e acadêmica Nilda Leone discorreu sobre iniciativas exemplares surgidas nos municípios de Lucena (PB) e Caicó (RN), através, respectivamente […]

12/03/2018 18:05

Casos exitosos de empreendedorismo feminino foram objeto de palestra e talk-show promovidos sábado, em João Pessoa, pela Academia Paraibana de Ciência da Administração, sob o tema “Mulheres que fazem a diferença”.

Nesse sentido, a professora universitária e acadêmica Nilda Leone discorreu sobre iniciativas exemplares surgidas nos municípios de Lucena (PB) e Caicó (RN), através, respectivamente da produção, por grupos de mulheres acima dos 50 anos de idade, de doces e queijos.

Em Lucena, tendo como gestora uma mulher de 68 anos, a Associação Mãos que se ajudam vem gerando renda, por meio da consolidação da qualidade e aceitação da iguaria conhecida por cocada na kenga. Já no município norte-riograndense, mulheres que antes eram mais conhecidas pelos bordados, agora se notabilizam como “doceiras de Caicó” e pelo grau de satisfação dos consumidores desses produtos.

No talk-show, mediado pela acadêmica Luciene Albuquerque, a também acadêmica Cleneide Clemente e Cristina Heim destacaram a importância do planejamento e organização, próprios das mulheres, bem como da constante da reinvenção, para o sucesso de iniciativas empreendedoras, bem como da positiva relação custo-benefício em conhecimento, saúde e interação, na participação daquelas com mais de 65 anos em universidades de terceira idade.

Contrapartida social

A organização do evento comemorativo ao Dia da Mulher teve à frente a vice-presidente da APCA, Luciana Rabay e o presidente Mário Tourinho. Os gêneros alimentícios não perecíveis arrecadados na ocasião serão doados, como contrapartida social, à ONG Missão Restauração no bairro de Jaguaribe, que atende a meninas na faixa etária dos 13 aos 18 anos vítimas de violência, afastadas do lar ou abandonadas e acolhidas no local.

O ex-presidente Lúcio Mariano afirmou que o objetivo da entidade é cada vez mais melhorar e realizar eventos que congreguem não só a categoria, mas a sociedade Paraíba que tem a ver com a profissão do administrador de empresas. “Através de eventos como esse, em prol da arte e cultura, a Academia está fazendo história”, declarou o diretor de finanças da entidade e presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba, Geraldo Indrusiak.

Ao final, foram sorteados entre os presentes, exemplares do livro “A Dinamicidade da Administração no Contexto Atual”, publicado no ano passado pela APCA. A entidade tem como missão difundir a Ciência da Administração através do estímulo ao desenvolvimento técnico científico dos administradores, contribuindo com a comunidade através da gestão eficaz das organizações.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS