PBNEWS


Cidades

Lula, Dilma e governador Ricardo Coutinho irão plantar mudas de Pau-Brasil durante visita a Monteiro

A coordenação da ONG Centro de Apoio às Atividades Populares (CAAP), que está articulando o evento, confirmou a programação com as assessorias das duas autoridades.

17/03/2017 23:27

O ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef, o governador paraibano Ricardo Coutinho e demais autoridades irão plantar, no domingo (19), em Monteiro, mudas de ipês e pau-brasil. O plantio vai ocorrer numa área próxima ao local de saída das águas oriundas da transposição do rio São Francisco e que se destina até Campina Grande, através do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). A coordenação da ONG Centro de Apoio às Atividades Populares (CAAP), que está articulando o evento, confirmou a programação com as assessorias das duas autoridades.

Assim que chegar, a comitiva deverá seguir até o Rio São Francisco para realizar o plantio de mudas de árvores (Foto: Divulgação)

O coordenador da CAAP, o ambientalista Arimatéia França, explicou que a iniciativa tem um caráter simbólico e educativo: despertar na população a necessidade de se preservar as margens dos rios e o Meio Ambiente, além de incentivar o replantio de áreas nativas e urbanas. “Ficamos felizes em ver que Lula, Dilma e Ricardo têm preocupações em zelar pelo meio ambiente. Desde o início da transposição das águas do São Francisco tínhamos a preocupação em evitar a degradação do meio ambiente nas cidades beneficiadas pela obra”, destacou França.

O projeto – O ambientalista informou que o projeto existe desde 2015, mas que neste domingo, em Monteiro, com certeza haverá uma maior visibilidade das propostas do ‘Onde Plantei’. “Sabemos que é um ato político, que vai reunir autoridades e milhares de pessoas de toda a Paraíba e dezenas de profissionais da imprensa, além de ambientalistas. Ao fazer o plantio, Lula, Ricardo, Dilma e demais autoridades estarão dando visibilidade a necessidade de se preservar o meio ambiente, de buscarmos sustentabilidade com desenvolvimento regional”, declarou Arimatéia França. O projeto ‘Onde Plantei’ tem apoio do Programa das Nações Unidas (PNUD), Sesc, UFPB, TCE-PB, MP-PB, Consea-PB, CUT-PB, Fundação Solidariedade entre outras.

Projeto inovador – O objetivo principal do projeto idealizado pela CAAP é realizar o plantio de cerca de 4 milhões de mudas de árvores em todo o Brasil. Arimatéia França avisa que as diretrizes do projeto podem ser conhecidas no portal www.ondeplantei.org.br. Ele explica que ao acessar o portal, a pessoa poderá registrar com precisão o local onde são plantadas as árvores, fazer registro de fotos, vídeos, dedicar ao escrever mensagens incentivadora para os demais cidadãos, tornando-se um multiplicador através do seu exemplo prático.
França informa ainda que na medida que o projeto for sendo desenvolvido e gerando resultados será instituído um ranking por cidades, empresas e entidades da sociedade civil que mais plantaram árvores, onde pretendemos destacá-las ao serem premiadas.

Basicamente, o ‘Onde Plantei’ tem por finalidade incentivar a arborização dos centros urbanos, envolvendo diversos segmentos e contribuindo para os alcances do Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – SAÚDE E BEM ESTAR; ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE; ODS 6 – ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO; ODS 11 – CIDADES E COMUNIDADES SUSTETÁVEIS; ODS 13 – AÇÃO CONTRA MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA; ODS 15 – VIDA TERRESTRE e ODS 17- PARCERIAS DE IMPLEMENTAÇÃO, objetivos de desenvolvimento sustentável, estabelecidos pela ONU na cúpula das nações.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS