PBNEWS


Câmara

Documentário conta a história da Câmara Municipal de João Pessoa

‘Câmara: 70 Anos de História’ será lançado nesta sexta-feira (1º) durante a programação do 'Fest-Aruanda'

29/11/2017 21:30

Os 70 anos da redemocratização do país, sob a ótica da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Esse é o fio condutor do documentário ‘Câmara: 70 Anos de História’ (Brasil, 2017), que a Casa Napoleão Laureano apresenta nesta sexta-feira (1º), durante a 12ª edição do ‘Fest-Aruanda do Audiovisual Brasileiro’.

A sessão está marcada para às 14h30, na Sala 6 do Cinépolis Manaíra (Manaíra Shopping), e será precedido por uma solenidade onde serão entregues a Medalha Cidade de João Pessoa e o Troféu Câmara 70 Anos ao professor Lúcio Villar, idealizador do Fest-Aruanda, pela atuação do festival junto ao audiovisual local.

Recentemente, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o Troféu Sétima Arte, que irá premiar os melhores filmes em curta, média e longa-metragem produzidas em João Pessoa e inscritas no festival. A premiação começa a valer em 2018.

“Reconhecemos o ‘Fest-Aruanda’ como o principal evento de promoção e valorização do cinema brasileiro, com uma atenção especial às produções feitas em João Pessoa. Por isso, a Câmara, dentro de uma política de valorização da cultura e da arte, abraça o festival com esse troféu, que procura estimular, ainda mais, a produção de bons filmes”, comentou o presidente da Câmara, vereador Marcos Vinícius (PSDB).

Sobre o filme

Após a solenidade, o festival exibe, em primeira mão, o longa-metragem ‘Câmara: 70 Anos de História’, dirigido pelo cineasta Lúcio César Fernandes e conduzido pelo jornalista Edmilson Lucena, ambos servidores do Legislativo Municipal.

“O filme dialoga com a história do Brasil, desde antes da reinstalação da Câmara, em 1947”, afirma Lúcio César. “Passamos pelo Brasil colônia, para destacar a atuação do Legislativo já nesse período, passamos pela República e pela morte de João Pessoa até chegar a saída de Getúlio do poder”, acrescenta.

O enredo costura depoimentos de historiadores, vereadores e ex-parlamentares, e é repleta de fotos históricas e vídeos antigos.

‘Câmara: 70 Anos de História’ é o ponto alto do projeto audiovisual multitela que a Câmara de Vereadores deu início em setembro, quando foram ao ar os primeiros programas da série ‘Câmara 70 Anos’, formada por perfis e especiais que foram exibidos pela TV Câmara JP nos últimos três meses.

Completam o projeto, cujo objetivo foi marcar as sete décadas da reinstalação da Câmara, ações promovidas nas mídias digitais da Casa Napoleão Laureano, que levaram ao público imagens históricas do Legislativo nessas últimas sete décadas de história.

“Através desse projeto, que inclui os programas de tevê, o filme e as postagens nas mídias digitais, trazemos à tona a memória da nossa Casa, uma memória importante, que deve estar acessível a todos os cidadãos, uma vez que a história da Câmara se confunde com a da cidade de João Pessoa. Afinal, todas as leis e normas que conduzem a vida do cidadão pessoense passam pela Câmara”, comenta Marcos Vinícius.

Além do projeto audiovisual, um selo comemorativo e uma série de palestras com grandes nomes da política e do Judiciário nacional marcaram a data.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS