PBNEWS


Cabedelo

PMC vai atuar com plano especial de trânsito, segurança e saúde durante o Carnaval Tradição

Este ano, o Carnaval Tradição contou com investimento de R$ 59 mil por parte da PMC.

08/02/2018 14:35

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio das Secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), e Saúde (Sescab) e Guarda Municipal, vai realizar ações de segurança e prevenção à saúde durante o período carnavalesco.

O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas e praias da cidade, na Praça Getúlio Vargas e no Renascer – locais de desfile e bandas – garantindo a segurança e a tranquilidade de todos os foliões. Já a Semob iniciou seu plano de mobilidade desde a segunda-feira (3). A Operação Carnaval 2018 consta de ações educativas, fiscalização e acompanhamento dos blocos carnavalescos.

Para atender as demandas das ações por todo o município, a Semob vem mobilizando, diariamente, em torno de 25 funcionários, entre Agentes de Trânsito e administrativos, com 14 viaturas, sendo 4 carros e 10 motos, e dispositivos para bloqueio de vias e orientação de sentido de circulação de trânsito.

“As ações educativas e de fiscalização ocorrerão todos os dias, nas praias e nos bairros, objetivando conscientizar os foliões e os usuários de sistema de trânsito acerca da melhor condição de mobilidade. Nossa intenção, com essas ações, é fazer do carnaval de Cabedelo o mais seguro e divertido de toda a região metropolitana da capital paraibana”, comentou o secretario de Mobilidade Urbana, Eusébio dos Santos.

Os desfiles dos mais de 40 blocos que movimentarão a cidade serão acompanhados pelos Agentes de Trânsito, que ficarão responsáveis pela orientação dos foliões e motoristas sobre as mudanças no trânsito, visando a segurança de todos. Para as mudanças no trânsito serão utilizados os dispositivos de bloqueio fixos e móveis e sinalização adequada de orientação de circulação. A Operação Verão da Semob encerra-se no dia 4 de março.

Saúde – Durante as festividades carnavalescas, a Sescab levará aos desfiles dos principais blocos da cidade a campanha educativa para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). A campanha faz parte das ações realizadas pela Secretaria na alta estação no município e compreende a distribuição de material informativo e de preservativos. A ação vai até os dias 17 e 18, já no pós carnaval.

“A estratégia é estar próximo aos lugares onde haja maior concentração de pessoas e, assim, intensificar as ações de prevenção com informações sobre as doenças, exames e meios de prevenção. É uma forma de ampliarmos as ações, uma vez que a população do município aumenta consideravelmente da durante o verão e carnaval”, explicou o secretário da saúde, Jairo Gama.

Carnaval Tradição – A festa, que começa, oficialmente, nesta quinta-feira (8), com o Bloco Rosa Choque, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, contará com 45 blocos desfilando em todos os locais da cidade até o dia 17.

A PMC também preparou uma folia na Praça Getúlio Vargas, no Centro, que começa nesta sexta-feira (9), com a Batukada Drink Folia. No sábado (10) e no domingo (11), é a vez da Orquestra Cultural Raízes do Frevo.

Na segunda-feira (12) de carnaval quem anima os foliões é a banda Forró do Sheik Elétrico, e na terça (13), será a vez da Banda Swing Baiano. Nos dois dias, a festa começa com a Batukada Drink Folia.

No Renascer também tem carnaval! Por lá, a folia será comandada pelas bandas Pegada da Galera e Bruno Melo, na segunda-feira (12), e Swing dos Playboy’s e Adestrados, na terça-feira (13). No primeiro dia, a concentração será ao lado da Projecta. No segundo, no Mercado Público do bairro.

Este ano, o Carnaval Tradição contou com investimento de R$ 59 mil por parte da PMC

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS