PBNEWS


Cabedelo

Festival Gastronômico vai reunir restaurantes e chefs locais e nacionais em uma “Uma Fortaleza de Sabores”

O evento acontece nos próximos dia 17,18 e 19, no Forte de Santa Catarina.

10/11/2017 15:30

O prefeito Leto Viana reuniu, nesta quinta-feira (9), o trade turístico, empresarial e gastronômico para apresentar os detalhes do I Festival de Gastronomia de Cabedelo, Uma Fortaleza de Sabores. O evento acontece nos próximos dia 17,18 e 19, no Forte de Santa Catarina.

Organizado pela Secretaria de Turismo (Setur), o Festival vai reunir diversos chefs locais e nacionais, além de restaurantes da cidade e empresas do ramo gastronômico, buscando divulgar e valorizar a culinária cabedelense e paraibana, bem como a riqueza cultural da cidade. Dentre os chefs confirmados, estão o renomado paraibano Onildo Rocha, Eliane Régis (DF), Andréa Hunka (PE) e Júnior França (BA).

Durante o lançamento do Festival, o prefeito Leto Viana, que estava acompanhado da primeira dama Jacqueline Monteiro, recebeu dos representantes das empresas apoiadoras do evento uma placa de menção honrosa em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao trade turístico e às empresas fomentadoras do crescimento econômico do Município.

“Quero parabenizar a todos da Secretaria de Turismo e a todos os parceiros pelo empenho e trabalho, que resultaram na concretização desse evento. Esse é o primeiro Festival Gastronômico de iniciativa do Município, e vem recebendo total incentivo do poder público. Através desse Festival, podemos demonstrar que existe muita qualidade na nossa gastronomia e, nesse momento de crise que todos os municípios do país enfrentam, é importante promover ações que fomentem o turismo e o comércio local. Aliado a isso, é importante ressaltar que estamos sempre buscando recursos e alternativas para fazer investimentos na infraestrutura da cidade para que o turismo seja cada vez mais fortalecido”.

O lançamento também contou com a presença da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), de Ruth Avelino, que comentou sobre a repercussão nacional que o evento vai ter, e parabenizou a iniciativa da Prefeitura.

“Fortalecer a gastronomia de um destino turístico é fundamental, porque o turista quer provar a comida típica do local que ele visita. Esses festivais gastronômicos, cuja realização têm se fortalecido no Brasil inteiro e no Exterior, se encarregam de estimular os bares e restaurantes a se aprimorarem cada vez mais, e os turistas e moradores a valorizarem mais o que é produzido na cidade. A Prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Turismo, teve essa iniciativa e a PBTur se acostou, fazendo a divulgação por acreditar que é muito importante a sua realização por fomentar a economia como um todo”.

Além das autoridades supracitadas, participaram do lançamento o representante do grupo Ser Educação, Jonaldo Janguiê; a gerente executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB), Gerusa Cardoso; o gerente do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), Edilson Azevedo; além de secretários e vereadores municipais.

Nossa Gastronomia vai encantar você – Uma Fortaleza de Sabores acontece de 17 a 19 de novembro, das 16h às 21h. A entrada custará apenas R$ 2,00 (dois reais), valor a ser revertido para a compra e confecção de uniformes personalizados dos Guias de Turismo da Fundação Fortaleza de Santa Catarina (FFSC).

Quem for prestigiar o Festival, poderá degustar pratos com valores de até R$ 15 reais. Além disso, terão os momentos de ‘gastronomia kids’ com oficinas para crianças da rede municipal de ensino; ‘gastronomia fitness’, com alimentos veganos e vegetarianos; e, principalmente, gastronomia específica de frutos do mar – especialidade dos estabelecimentos cabedelenses.

Também estarão envolvidos no evento alunos dos cursos de Gastronomia da UniNassau JP e da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); alunos do Nutrição da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCM); e alunos do curso técnico de Serviços de Restaurante e Bar do IFPB Campus Cabedelo que, na ocasião, apresentação alimentos reaproveitados e também vão promover aulas-shows sobre o Fishburguer – hambúrguer elaborado a partir do reaproveitamento das partes do peixe descartadas após retirada do filé.

Na Fortaleza de Santa Catarina, serão montados dezenas de estandes de bares e restaurantes, empresas do segmento alimentício industrial e comercial, além de diversas empresas parceiras que também divulgarão seus produtos. A estrutura vai contar com uma Praça de Alimentação, Praça de Eventos e um Espaço Gourmet onde ocorrerão aulas-shows dos chefs de cozinha e representantes de projetos convidados.

Quem estiver visitando o local também poderá contemplar e comprar produtos nas exposições de artesãos locais e visitar o estande do programa ‘Desenvolver Cabedelo’, em parceria com o Sebrae-PB, que orientará sobre empreendedorismo.

“Estamos todos muito empenhados nesse Festival. Além de uma grande variedade gastronômica, estamos reunindo vários segmentos dentro de um só evento, a exemplo do envolvimento do setor educacional, artístico, cultural, comercial e social. Sem falar que é um imenso prazer poder realizar tudo isso dentro do Forte, um patrimônio belíssimo e inspirador. Convidamos a todos para participarem de Uma Fortaleza de Sabores, que vai fortalecer a área gastronômica e turística do Município e pretende permanecer no nosso calendário de eventos”, destacou a secretária de Turismo, Jamille Queiroz.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS