PBNEWS


Cabedelo

Cabedelo se engaja no Novembro Azul e promove mutirão de exames no dia 23

Estimular a população masculina a procurar regularmente o médico e realizar seu Preventivo Urológico, quebrando preconceitos e limitações culturais, e fazendo o exame de Toque Retal. Focando esses objetivos, a Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) está novamente engajada na campanha mundial do Novembro Azul, que visa conscientizar a população masculina sobre o combate ao […]

10/11/2017 15:36

Estimular a população masculina a procurar regularmente o médico e realizar seu Preventivo Urológico, quebrando preconceitos e limitações culturais, e fazendo o exame de Toque Retal. Focando esses objetivos, a Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) está novamente engajada na campanha mundial do Novembro Azul, que visa conscientizar a população masculina sobre o combate ao câncer da próstata.

O Dia D da campanha está programado para o próximo dia 23, no Hospital Anexo II. Na ocasião, serão oferecidos exames clínicos com o urologista e testes de sorologia, além de orientação nutricional e testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis. Segundo a direção do Hospital, se necessário, serão realizados exames de ultrassonografia da próstata, no mesmo local de atendimento. Ainda compondo as ações do dia, uma equipe multidisciplinar estará ofertando corte de cabelo e higienização de unhas.

“Desde os cuidados na Atenção Básica aos serviços médicos especializados e modernos processos laboratoriais, através do Lacen, nossa prioridade tem sido o conceito de Prevenção à Saúde. No caso da campanha do Novembro Azul, trata-se de promover a indispensável mudança cultural na população masculina a partir dos 40 anos de idade, quebrando o preconceito com o exame de Toque Retal. O câncer de próstata é bastante agressivo e de grande incidência nos homens, porém, é de fácil diagnóstico precoce através do exame, o que permite altíssimos índices de cura da doença”, comenta o secretário da pasta da Saúde, Jairo Gama.

A Sescab oferece cerca de 240 atendimentos urológicos/mês, fora as consultas realizadas mediante convênio junto à Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

“O trabalho é ininterrupto ao longo do ano, buscando estimular a população masculina a realizar seu preventivo. Nesse esforço, priorizamos que busquem o atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs) para devido encaminhamento ao urologista. Porém, se necessário, o usuário pode se dirigir diretamente ao Serviço de Urologia do Hospital Anexo II, onde será atendido”, esclarece diretor geral do Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart – Hospital Anexo II, Edgar Fábio Costa da Rocha.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS