PBNEWS


Brasil

Inspirado no HackFest da Paraíba, MP do Amazonas realiza competição em outubro

 O HackFest – evento realizado pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (MPPB/NGCSI) – inspirou o Amazon HackFest, que acontecerá nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro, em Manaus. Representantes do MP do Amazonas marcaram presença na maratona tecnológica da Paraíba, que reuniu milhares de pessoas […]

12/09/2018 15:25

 O HackFest – evento realizado pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento e Segurança Institucional do Ministério Público da Paraíba (MPPB/NGCSI) – inspirou o Amazon HackFest, que acontecerá nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro, em Manaus. Representantes do MP do Amazonas marcaram presença na maratona tecnológica da Paraíba, que reuniu milhares de pessoas na Estação das Artes, em João Pessoa, no mês passado. O objetivo foi beber na fonte da ideia que usa a tecnologia e a participação social como ferramentas de combate à corrupção.

O procurador de Justiça do MP/AM, Mauro Veras Bezerra, conheceu de perto toda a logística, organização e resultados do HackFest da Paraíba, acompanhando o evento realizado entre os dias 17 e 19 de agosto. Ele disse que a ideia de fazer um evento parecido no Amazonas surgiu do contato com o promotor de Justiça Octávio Paulo Neto, coordenador do NGSCI, que apresentou o HackFest em reuniões do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).

“Isso nos motivou a criar, no âmbito do MP do Amazonas, o I Amazon HackFest, co-irmão do HackFest da Paraíba. A gente esteve no evento do MPPB para aprender como se faz, como é nos bastidores, como se dá toda a organização, realização e resultados. Foi muito interessante observar a forma como são distribuídas as equipes e como surgem as ideias dos próprios participantes. Vimos que os estudantes, que são os principais atores da maratona, participam ativamente de todo o processo de criação, um processo democrático muito interessante”, avaliou Veras.

O procurador – que é coordenador do Centro de Apoio Operacional de Inteligência, Investigação e Combate ao Crime Organizado (CAO-Crimo) – disse que recebeu apoio do MPPB para a realização do evento no Amazonas. “O Dr. Octávio se prontificou em nos ajudar desde o primeiro momento. As instituições voltadas para a TI e as universidades locais também estão estimuladas para a realização do evento em Manaus. A gente vem percebendo no MP da Paraíba essa democracia das ideais, a participação da sociedade na formatação dos aplicativos e dos projetos de lei e é, nesse sentido, que queremos realizar o I Amazon HackFest”, antecipou.

O coordenador do NGCSI, Octávio Paulo Neto, ficou satisfeito com a repercussão do HackFest, em outros Estados e confirmou o apoio do MPPB ao evento em Manaus. “É um sentimento que transborda o coração e, pelas mãos de outras pessoas, atinge outros corações. E, de coração em coração, vai ganhando corpo, atingindo mentes e posturas, até que, pelo volume de seu propósito, muda realidades e consciências”, disse, falando sobre a corrente de combate à corrupção e transformação da sociedade, que está ficando mais forte, com a replicação do HackFest da Paraíba.

O Amazon HackFest

O Amazon HackFest é um evento tecnológico cujo propósito se remete ao combate direto à corrupção, entendida como uma das principais causas para o desencadeamento da pobreza e miséria social. É apoiado na mobilização coletiva de profissionais e estudantes de diversas áreas correlatas à gestão pública e seus artefatos, como Tecnologia da Informação, Contabilidade, Administração, Direito, entre outros, sempre em conjunção de esforços para o desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos ou jogos, que atuem na promoção do controle e conscientização social quanto aos gastos públicos.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS