PBNEWS


Brasil

Morre aos 72 anos, Fernando Mac Dowell, vice-prefeito do Rio de Janeiro

Fernando estava internado desde o dia 13 em decorrência de um infarto no miocárdio.

21/05/2018 10:47

O vice-prefeito do Rio de Janeiro, Fernando Mac Dowell, morreu na noite deste domingo (20) aos 72 anos, em decorrência de um infarto no miocárdio, que sofrera no dia 13. Dowell desde então, estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca.

Mac Dowell acumulava o cargo como o de secretário municipal de Transportes até janeiro desse ano, quando o prefeito Marcelo Crivella decidiu nomear Rubens Teixeira, afastado pela Justiça da presidência da Comlurb, para a pasta.

Na semana passada, o prefeito do Rio, chegou a enviar uma nota oficial informando de que estava acompanhando a evolução do quadro de saúde de Mac Dowell ao lado da família do vice e pediu que o povo do Rio de Janeiro se unisse em orações por ele.

Fernando Mac Dowel já trabalhou com Ernesto Geisel, na época da ditadura militar, e também com Leonel Brizola, de 1991 a 1994. Teve importante participação na concepção da Ponte Rio-Niterói, da Linha Vermelha e do metrô, e de inúmeras obras de rodovias, ferrovias e aeroportos pelo país.

Mac Dowell era casado e pai de quatro filhos. Cursou Engenharia na UERJ, e assim que se formou, em 1969, foi convidado a dar aula na mesma instituição. O engenheiro também dava aulas como professor da PUC-Rio.

Fernando trabalhou no GEIPOT, empresa de transportes criada pelo regime militar nos anos 60. No começo da década de 1980, exerceu a função de diretor do metrô carioca, quando a linha 1 começou a funcionar, durante o mandato do governador Chagas Freitas.

Também foi conselheiro da deputada Clarissa Garotinho quando ela presidiu a Comissão de Viação e Transportes da Câmara, de março de 2015 a abril de 2016. Em seguida, aceitou o convite para compor a chapa de Marcelo Crivella.

Leia também

[« Voltar]

Fale conosco Siga-nos no Twitter RSS